Sede da C. das Confederações, Arena Fonte Nova já recebe gramado

Gramado começou a ser plantado do lado do gol que fica para a Ladeira da Fonte Foto: Lindomar Assis / Lindomar Assis Oliveira - Especial para o Terra

Gramado começou a ser plantado do lado do gol que fica para a Ladeira da Fonte

A Arena Fonte Nova começou na última terça-feira uma das etapas mais importantes do estádio: o plantio do gramado, que a imprensa só teve acesso ao processo nesta quarta-feira. A grama é de espécie bermuda, que permite coloração de um verde intenso, alta resistência ao ser pisada, crescimento de 1 cm por dia, grande nível de resistência, além de ter pouca incidência de pragas. A grama irá ocupar uma área de 9 mil m².

O plantio será do tipo springs, ou seja, o espalhamento manual da grama em ramos. "São algumas etapas. Fizemos primeiro o nivelamento do solo, depois a drenagem, abrimos as valas. Por último, vamos passar um rolo para fazer com que a grama penetre no 'topsoil', camada de onde a grama retira os nutrientes", explicou o diretor de engenharia do consórcio da Arena Fonte Nova, José Luiz Góes.

Um dos elementos importantes que compõem o gramado da Arena Fonte Nova é o topsoil. É essa camada que irá sofrer o impacto dos pés dos jogadores. Ela possui 10 cm de espessura e é formada por uma fibra elástica. O material proporciona uma superfície mais segura para os jogadores, evitando assim torções.

"Serve também para dar uma maior resistência no enraizamento da grama e evitar que ela seja arrancada durante uma partida. Isso vai gerar uma maior performance do gramado”, esclareceu Góes, que ainda disse que o prazo para o crescimento do gramado é de 70 a 75 dias. São 15 dias para aderência e mais 60 para maturação, desenvolvimento. Depois disso o gramado está pronto.

O sistema de irrigação do gramado irá contar com 35 aspersores, que poderá ser acionado por um computador. O campo irá contar ainda com sensores de umidade e temperatura para ajudar no controle e manutenção.

O estádio
A Arena Fonte Nova está com mais de 90% de avanço físico. A expectativa é de que a o estádio seja entregue no dia 28 de fevereiro, quase dois meses após o programado. A colocação dos assentos da Arena, iniciada em dezembro, está com mais de 30% concluída. Já a membrana da cobertura do estádio está com 25%. De acordo com a programação, a Arena era para estar toda coberta até o fim de dezembro.

"Realmente estamos atrasados. O que houve foi uma mudança de metodologia . Tínhamos planos de trabalhar com guindastes, mas resolvemos trabalhar com os alpinistas. Final de fevereiro devemos estar com a cobertura toda pronta", prometeu José Luiz Góes.

No momento, 3.150 pessoas trabalham pesado para concluir o trabalho. Os colaboradores se revezam em três turnos. No total, são 22 horas diárias de trabalho. A previsão é de que a Arena Fonte Nova seja inaugurada no dia 29 de março, aniversário de Salvador.

Terra

Comentários