Com convites, Fifa inclui coadjuvante Brasil em festa dos melhores

Luiz Felipe Scolari entregará prêmios de melhor treinador de 2012 Foto: Getty Images

Luiz Felipe Scolari entregará prêmios de melhor treinador de 2012

Os protagonistas são espanhóis e portugueses, mas a Fifa tratou de ampliar a participação do Brasil na cerimônia de entrega da Bola de Ouro 2012, que ocorre na próxima segunda-feira, em Zurique. Já neste domingo, desembarcam na cidade suíça o treinador Luiz Felipe Scolari, recém-empossado na Seleção Brasileira, e também Leandro Damião, atacante do Internacional. Além da dupla convidada, há seis brasileiros entre os concorrentes a prêmios.

Leandro Damião foi artilheiro da Olimpíada de Londres (Foto: Getty Images)

Felipão entregará o troféu de melhor treinador do ano para Pep Guardiola, Vicente del Bosque ou José Mourinho. Recentemente, aliás, o brasileiro declarou voto a Cristiano Ronaldo e Mourinho, que já comunicou sua ausência na festa. Luiz Felipe Scolari ainda entrega o prêmio de melhor técnico do ano no futebol feminino. Os concorrentes são Pia Sundhage (ex-Estados Unidos), Bruno Bini (França) e Norio Sasaki (Japão).

Ainda sobre Scolari, ele permanece na Europa e visita um dos filhos, que reside em Portugal. Na semana seguinte, volta ao Brasil para o início das definições de sua primeira convocação no novo cargo, em 22 de janeiro, para amistoso contra a Inglaterra. "É a primeira vez que participo do evento. Será bom para rever alguns treinadores", disse o brasileiro, que abdicou do convite para um jantar comemorativo da Federação Inglesa em razão das reuniões na CBF.

Leandro Damião foi outro convidado para a festa e receberá homenagem por ter sido o principal artilheiro dos Jogos Olímpicos de Londres, torneio em que o Brasil ficou com a medalha de prata. Ele foi liberado por três dias da pré-temporada do Internacional para poder viajar a Zurique. "O Internacional tem interesse na exposição dele", afirmou Luís César Souto de Moura, diretor de futebol do clube.

Entre os concorrentes, o principal destaque dos representantes brasileiros é Neymar. Ele concorre ao bicampeonato do prêmio Puskas pelo gol mais bonito do ano, marcado diante do Internacional, na Copa Libertadores. Seus adversários são Falcao García, do Atlético de Madrid, e Miroslav Stoch, do Fenerbahce, da Turquia. Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo e o próprio Neymar também estão entre os 55 finalistas para a seleção de 2012.

Melhor do mundo por cinco anos consecutivos, Marta tentará voltar ao topo do futebol feminino, mas é mais provável que não vença, como em 2011. A americana Abby Wambach, principal destaque no ouro olímpico conquistado pelos Estados Unidos, é a favorita destacada ao prêmio entre as mulheres. Alex Morgan, também americana, é a outra concorrente.

Terra

Comentários