Após 5 cirurgias, Baker sente lesão e deixa quadra em cadeira de rodas

Baker deixa Quadra 6 do Aberto da Austrália em cadeira de rodas; ele desistiu do jogo contra Querrey Foto: Reuters

Baker deixa Quadra 6 do Aberto da Austrália em cadeira de rodas; ele desistiu do jogo contra Querrey

Depois de cinco cirurgias e praticamente seis anos fora do circuito da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), Brian Baker voltou a se lesionar na madrugada desta quarta-feira. O americano venceu o primeiro set contra o compatriota Sam Querrey por 7/6 (7-2) e empatava o segundo por 1/1 e 30-30 quando sofreu uma contusão na perna esquerda. Ele desistiu da partida, válida pela segunda rodada do Aberto da Austrália, e saiu da Quadra 6 do Melbourne Park em uma cadeira de rodas.

Querrey sacava em 15-30 no segundo set do jogo quando Baker, ao se deslocar para a direita, bateu uma bola para fora. Este caiu no chão e, em pequenos saltos, dirigiu-se ao banco da troca de lados. Ele pediu atendimento médico e, mostrando nervosismo, balançou a cabeça negativamente. O jogador tentou caminhar, mas, como não conseguia colocar pressão na perna, decidiu abandonar o jogo. Depois, foi retirado da quadra em uma cadeira de rodas.

Ainda não se sabe a gravidade da lesão. Ao médico, Baker disse que não conseguia alongar a perna. “Nunca tive problemas de joelho na minha vida”, afirmou ao doutor. O tenista, 27 anos, foi vice-campeão juvenil de Roland Garros quanto tinha 18, mas teve a carreira profissional interrompida por uma série de contusões.

Entre 2005 e 2011, o americano competiu apenas em dois challengers (eventos de segundo escalão no circuito mundial) em 2005 e mais dois em 2007. Nesse período, submeteu-se a cinco cirurgias - duas no quadril esquerdo, uma no quadril direito, uma de hérnia e uma no cotovelo – e, tendo a impressão de que a carreira estivesse acabada, chegou a cursar faculdade de Administração.

Após se ausentar do top 1.000 do ranking, Baker voltou às quadras em julho de 2011 e escalou a lista, sendo vice-campeão do ATP 250 de Nice em 2012 e chegando à atual 57ª posição. “Perguntando, ele disse que meio que sentiu seu joelho quase ceder e ouviu algo como um estalo. Ele não sabia se foi no osso ou no músculo, mas não podia andar. Senti-me terrível por ele”, contou Querrey, em entrevista depois da partida.

“Não sei quão ruim foi, se é uma lesão no ligamento cruzado anterior ou no colateral medial, se é algo dessa magnitude”, disse Querrey, respondendo “acho que sim” quando questionado se temia pela possibilidade de a contusão levar Baker a uma “virtual aposentadoria”. “Muitas vezes isso demanda mais de um ano para voltar totalmente. É difícil, ele era a última pessoa que merecia algo assim. Espero que não seja tão ruim, mas, se for, ele é um cara que pode superar isso”, completou.

Classificado à terceira rodada do Aberto da Austrália, Querrey, número 22 do mundo, enfrenta agora o suíço Stanislas Wawrinka, o 17, que bateu o alemão Tobias Kamke, o 86, também nesta quarta-feira. Wawrinka vencia por 6/3 e 7/6 (7-4) quando o rival desistiu do duelo. O suíço venceu o americano nos dois jogos já realizados, no Aberto dos Estados Unidos de 2010 e no Masters 1000 de Indian Wells de 2009.

Terra

Comentários