Futebol espanhol fica à beira de eliminação na Liga dos Campeões


Os quatro representantes do futebol espanhol na atual edição da Liga dos Campeões da Europa ficaram à beira da eliminação após a disputa dos jogos de ida pelas oitavas de final - uma situação que lembra um pouco a da temporada 2008/2009.

As equipes terão agora que conseguir resultados expressivos para avançar no torneio. O Valencia perdeu em casa para o Paris Saint-Germain (2 a 1) e o Real Madrid não passou de um empate em 1 a 1 com o Manchester United no Santiago Bernabéu. Já Málaga e Barcelona, que jogaram como visitantes, não marcaram gols e perderam para Porto (1 a 0) e Milan (2-0), respectivamente.

Há quatro campanhas, a situação mais tranquila era a do Barcelona, que empatou fora de casa com o Lyon (1 a 1) e, na partida de volta, venceu o time francês por um implacável 5 a 2. De quebra, o time catalão conquistou o título ao derrotar na final, em Roma, o Manchester United por 2 a 0.

Em 2008/09, o Villarreal também começou sua série eliminatória com um 1 a 1, mas em casa e contra o Panathinaikos. Em Atenas, porém, a equipe reverteu a situação com uma vitória por 2 a 1.

Já os times da capital sucumbiram. O Atlético de Madrid empatou no estádio Vicente Calderón em 2 a 2 com o Porto, na volta não passou de um empate em 0 a 0 e foi eliminado pela regra de gols marcados fora de casa. O Real Madrid, por sua vez, teve destino trágico. Perdeu por 1 a 0 para o Liverpool quando era anfitrião e foi goleado por 4 a 0 em Anfield.

Desta vez, os resultados iniciais são mais adversos para os times espanhóis, sobretudo devido à derrota do Barcelona para o Milan - surpreendente não só pela diferença no placar, mas pela forma como aconteceu, já que a equipe catalã teve raras chances de gol.

Em seus domínios, o Barcelona precisará ganhar por três gols de vantagem, mas nas últimas ocasiões em que se viu obrigado a reverter um confronto, contra Inter de Milão e Chelsea, não o conseguiu.

O Valencia precisa vencer por dois gols de diferença ou por um, desde que o placar seja superior a 2 a 1. A ameaça de ficar de fora da Liga é grande se for levado em conta o que o PSG vem apresentando nesta temporada, ainda que na próxima partida não possa contar com sua principal estrela, o atacante Zlatan Ibrahimovic, expulso no duelo de ida.

O Real Madrid irá ao estádio Old Trafford obrigado a vencer - ou empatar com placar de ao menos 2 a 2 - para continuar na luta pelo seu décimo título de Liga dos Campeões.

E o Málaga, estreante no torneio, contará com o apoio de sua torcida para tentar reverter a derrota por 1 a 0 no estádio do Dragão para o Porto.

Os jogos de volta serão realizados nos dias 5 (Manchester United-Real Madrid), 6 (Paris Saint-Germain-Valencia), 12 (Barcelona-Milan) e 13 de março (Málaga-Porto).

Terra

Comentários