Com golaço, Nigéria bate Burkina, leva tri e joga Copa das Confederações

Sunday Mba, autor do único gol do jogo, celebra o lance que significaria o título da Copa Africana de Nações para a Nigéria contra Burkina Faso Foto: AFP

Sunday Mba, autor do único gol do jogo, celebra o lance que significaria o título da Copa Africana de Nações para a Nigéria contra Burkina Faso

Um belíssimo gol do meio-campista Sunday Mba valeu o tricampeonato da Copa Africana de Nações, neste domingo, à seleção da Nigéria. No Soccer City Stadium, em Johannesburgo, os nigerianos bateram a surpreendente Burkina Faso por 1 a 0, repetiram 1980 e 1994 e, de quebra, se confirmaram como o oitavo representante da Copa das Confederações 2013, a ser realizada em junho, no Brasil.

As duas equipes já tinham se encontrado na fase de grupos, em empate por 1 a 1, mas neste domingo a história foi diferente. A Nigéria, do goleiro Eneyama, do volante Mikel e do atacante Moses, entre outros destaques, foi superior do início ao fim e ganhou graças ao golaço de Mba. O treinador Stephen Okechukwu Keshi, campeão como jogador em 94, é o segundo a alcançar o feito como atleta e técnico.

Na Copa das Confederações, a Nigéria ficará no Grupo B ao lado de Espanha, Uruguai e Taiti. O primeiro jogo ocorre justamente contra a equipe da Oceania, no dia 17 de junho, no Mineirão, em Belo Horizonte. Vice-campeã, Burkina Faso deixa o torneio com honras depois de eliminar Gana, uma das favoritas, na semifinal. Foi a melhor campanha na Copa Africana da história burquinense - o país só havia alcançado em quarto lugar, em 1998, como país sede.

Com superiodade técnica e bem posicionada em campo, a equipe da Nigéria impôs domínio de forma eficiente na primeira etapa. Já nos primeiros minutos, com marcação à frente, ameaçou Diakité. Aos 8min, Obi Mikel colocou na área e Ambrose, de cabeça, assustou. Pouco depois, em jogada iniciada por Moses, Ideye bateu por sobre o gol.

Na sequência da primeira etapa, a Nigéria seguiu o domínio, e Burkina Faso só chegou mesmo aos 39min. Charles Kaboré, do Olympique de Marselha, cruzou da esquerda e encontrou o zagueiro Bakary Koné, do Lyon. Ele cabeceou à esquerda da meta de Enyeama. Quando parecia se soltar no jogo, a equipe burquinense permitiu o gol.

Aos 40min, a Nigéria roubou bola à frente e Moses, do Chelsea, recebeu com espaço na grande área. Atento, Mba recolheu o rebote, aplicou um chapéu e colocou de pé esquerdo, com agilidade, sem qualquer hipótese para o goleiro Diakité.

O primeiro lance de grande emoção na etapa complementar foi aos 11min. Kaboré, referência do time burquinense, chutou com violência e acertou a zaga rival. Moses, opção de velocidade da Nigéria, arrancou no contragolpe e quase ampliou, mas acertou Panandétiguiri. Burkina Faso, pouco depois, ameaçou com Bancé, depois de bola alçada por Kaboré, mas Enyeama interveio.

Nos últimos 25 minutos, Burkina Faso se mandou de vez ao ataque e criou oportunidades, mas uma das melhores ficou com o nigeriano Musa. Livre na retomada, ele tropeçou sozinho e perdeu boa chance de sacramentar o título. Os burquinenses tiveram clara a oportunidade de empatar em belo arremate de Sanou, mas Enyeama, novamente, desviou na ponta dos dedos.

Terra

Comentários