Ainda sem Razia, Marussia mostra novo carro com visual tricolor

Nenhum piloto participou da apresentação do carro da Marussia, ocorrida no circuito de Jerez de la Frontera Foto: Marussia / Twitter

Nenhum piloto participou da apresentação do carro da Marussia, ocorrida no circuito de Jerez de la Frontera

A Marussia apresentou o carro para a temporada 2013 da Fórmula 1 na manhã desta terça-feira, no circuito espanhol Jerez de la Frontera. O MR02 tem um visual diferente, com um grande número de detalhes em branco além da tradicional presença do vermelho e do preto, o que já ocorria no antecessor, MR01. O evento de lançamento não contou com a presença de nenhum dos dois pilotos da escuderia russa: o britânico Max Chilton e o brasileiro Luiz Razia.

Em 31 de janeiro, Razia confirmou o acerto para estrear na F1 pela Marussia. O piloto, 23 anos, é natural de Barreiras, na Bahia, foi vice-campeão da GP2 em 2012 e ainda não teve a contratação confirmada oficialmente pela escuderia. Ele substitui o alemão Timo Glock, que teve o contrato rescindido em meio às dificuldades financeiras do time.

Chilton, por sua vez, também é novato na categoria e já foi anunciado como piloto da Marussia para 2013. O britânico participa nesta terça da abertura dos treinos da pré-temporada, em Jerez de la Frontera. A equipe não divulgou se outro automobilista estará presente na sessão, que se encerra no próximo dia 8.

O MR02 tem como novidade a maior quantidade de detalhes em branco. Ao contrário do antecessor, cuja parte frontal era basicamente vermelha e preta, o novo veículo tem o predomínio do branco no bico. Assim como no MR01, o modelo de 2013 não tem o degrau no bico, que virou tendência na categoria em 2012 e ficou popularmente conhecido como "bico de ornitorrinco". O degrau foi implementado pela maioria das equipes naquele ano devido à alteração no regulamento que na última temporada limitou a altura da parte frontal a 55 cm.

Para o próximo campeonato, a Marussia continua trabalhando com motores da Cosworth e tendo à disposição uma parceria técnica com a McLaren. A equipe cita uma "evolução" no novo modelo, que diferentemente do da última temporada contará com o Kers (Sistema de recuperação de energia cinética), fornecido em uma parceria com a engenharia da Williams.

Antes da Marussia, Lotus, McLaren, Ferrari, Force India, Sauber, Red Bull e Mercedes já haviam apresentados seus novos carros, enquanto que a Caterham o fez também nesta terça-feira. Ainda falta o lançamento da Williams (19 de fevereiro), que participa dos treinos em Jerez de la Frontera ainda com o carro antigo, o FW34.

Nesta segunda-feira, as equipes já levaram os novos veículos à pista espanhola, a qual recebe os primeiros treinos da pré-temporada da categoria entre 5 e 8 de fevereiro. Depois, os times ainda trabalharão de 19 a 22 de fevereiro e de 28 de fevereiro a 3 de março, sempre em Barcelona. O primeiro Grande Prêmio do campeonato em Melbourne, na Austrália, em 17 de março.

Terra

Comentários