Fifa decide usar tecnologia na linha do gol em Confederações e Copa




















Tecnologia já foi utilizada no Mundial de Clubes de 2012, com aparelhos acoplados à trave

A Fifa anunciou nesta terça-feira que usará a tecnologia na linha do gol (Goal Line Technology, ou GLT) na Copa das Confederações de 2013 e na Copa do Mundo de 2014, ambas no Brasil. A entidade defende a adoção do equipamento após a "implementação bem-sucedida" no Mundial de Clubes, em dezembro do ano passado.

Segundo o comunicado da federação, a intenção é "usar a GLT para ajudar os árbitros e auxiliares, e instalar o sistema em todos os estádios", além de realizar "testes com os árbitros antes de cada jogo". O sistema serve para avisar à equipe de arbitragem quando a bola cruza totalmente a linha do gol.

A Fifa, porém, ainda não sabe qual será o fornecedor do equipamento. "Com diferentes tecnologias no mercado, a Fifa lançou uma proposta hoje, explicando os requisitos técnicos para as competições no Brasil", explica a entidade.

A federação já tem dois fornecedores de GLT licenciados (Hawkeye e GoalRef), mas esclareceu que qualquer empresa pode enviar propostas para tentar ser aprovada. As marcas interessadas serão convidadas para uma inspeção nos estádios da Copa das Confederações em março, e a decisão final sobre o provedor da tecnologia será tomada em abril.

Terra

Comentários