Ministro brasileiro cobra evidências e contesta indiciamento de corintianos

O ministro conselheiro da embaixada brasileira na Bolívia, Eduardo Saboia, questiona as autoridades locais sobre os12 torcedores corintianos indiciados por homicídio pela morte do garoto Kevin Beltrán Espada, de 14 anos, na última quarta-feira. Saboia chegou nesta sexta-feira a Oruro e irá cobrar a justiça boliviana.

- Pelo que ouvi, dois foram indiciados como autores, mas gostaria de ver com quais evidências eles fizeram isso. Imagens? Exames? Com base em que foi feito esse indiciamento? Quero falar com a fiscal de investigação e com o juiz cautelar para esclarecer isso – disse Saboia.

O ministro levou artigos de higiene pessoal para os brasileiros. Os 12 torcedores estão divididos em duas celas no subsolo da Corte de Justiça de Oruro.

- Nós trouxemos cobertores, eu trouxe de La Paz escova de dente e pasta. Nosso pessoal está aí para isso. Quero acreditar que eles serão tratados com dignidade - argumentou.

Segundo os outros dois enviados da embaixada a Oruro, o tratamento dado pela polícia aos presos é cordial, mas as condições são inferiores em relação ao local onde os brasileiros estavam previamente detidos.

Eduardo Saboia  ministro conselheiro da Embaixada do Brasil na Bolívia (Foto: Diego Ribeiro)

Eduardo Saboia, ministro conselheiro da Embaixada do Brasil na Bolívia

- Quero conversar com as famílias (bolivianas) e expressar nosso pesar pela tragédia. Todos no Brasil estão muito tristes com o que aconteceu. As pessoas têm de responder pelos seus atos, e aqui se aplica a lei boliviana. Não quero que as pessoas deixem de responder pelos seus atos, só queremos que tudo seja corrido pelo processo legal e que as pessoas sejam tratadas com dignidade.

Os 12 presos dificilmente voltarão ao Brasil nos próximos seis meses.

De acordo com a perícia da polícia boliviana, sinalizadores apreendidos com dois dos 12 torcedores corintianos detidos coincidem com a cápsula encontrada no menino Kevin Beltrán Espada, atingido no olho direito por um sinalizador marítimo disparado do setor ocupado pelos alvinegros na partida diante do San José, na última quarta-feira, pela Taça Libertadores. A morte de Kevin sensibilizou todo o país. Até o presidente da Bolívia, Evo Morales, mandou um recado prometendo apoio total à família do garoto.

Globo Esporte

Comentários