Ágatha/Bárbara derruba Juliana/Maria e desencanta com 1º título na Paraíba

vôlei de praia Ágatha e Bárbara Seixas João Pessoa (Foto: CBV)

Ágatha e Bárbara Seixas conquistam primeiro título juntas no Open de João Pessoa

Por duas vezes, Ágatha e Bárbara Seixas bateram na trave. Em Cuiabá e Belo Horizonte, a dupla chegou invicta à final, mas caiu diante de Juliana e Larissa. Neste domingo, com a santista ao lado de Maria Elisa, a parceria finalmente desencantou. No Open de João Pessoa, oitavo do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2012/13, a paranaense e a carioca sagraram-se campeãs juntas pela primeira vez, com parciais de 21/18, 14/21 e 15/10. Talita e Taiana, por 2 sets a 1, derrubaram Karin e Pri Lima e completaram o pódio.

- Estou muito emocionada. A gente já tinha ido a algumas finais, mas é o primeiro título meu e de toda a equipe. Eu lembro todos os dias da nossa batalha, da dedicação e da disciplina que temos todos os dias para chegar onde estamos chegando agora. Fico feliz e muito orgulhosa pela minha parceira e pela minha equipe. Obrigada a todos – disse Bárbara.

Com o título na Paraíba, Ágatha e Bárbara encurtaram pela metade a distância para Rebecca e Lili na briga pelo título da temporada. As comandadas de Rico de Freitas agora somam 2.360 pontos contra 2.440 das atuais líderes do ranking.

O placar no início foi movimentado basicamente através dos contra-ataques. Maria Elisa de um lado, e Bárbara Seixas do outro, brilharam nas defesas e concluíram com precisão em um rali após o outro. Ágatha, após recuo perfeito, abriu 10 a 7 e forçou o pedido de tempo do técnico Reis Castro. Na volta à quadra, Maria comandou a reação e selou o empate. Foi a vez do treinador Rico de Freitas parar o jogo.

A bronca pesada em Bárbara surtiu efeito, e a canhota deslanchou. Se Maria Elisa virava sobre a linha, a carioca confundia a defesa rival em seqüência. Um ataque para fora de Maria deu o set point. Após saque tático de Ágatha, a bola voltou de graça para Bárbara  fechar em 21/18.

No segundo set, Juliana voltou com a pontaria mais calibrada e dividiu a responsabilidade com Maria Elisa, largando com dois pontos de vantagem. Com um ataque de segunda, a santista abriu 7 a 4. Maria Elisa ajudou a manter a vantagem, e Ágatha e Bárbara somaram erros em seqüência. Juliana apareceu mais no bloqueio e ampliou a margem. Bárbara ainda salvou um set point, mas já era tarde para evitar o tie-break: 21/14.

Apesar de terem cedido o empate, foram Ágatha e Bárbara que voltaram com ânimo renovado. Muito bem no saque, a paranaense liderou a arrancada e, com ponto de bloqueio, abriu 5 a 1. Reis Castro pediu tempo, e suas comandadas responderam. A distância, porém, já era enorme. Com a sorte ao lado, Bárbara cravou ace após a bola bater na fita. Afiada, a carioca esbanjou habilidade encobrindo o bloqueio rival seguidamente. Quando Maria Elisa arriscou com sucesso no saque e esboçou uma reação, Rico parou a partida. Em um ataque na rede, Juliana deu o título às adversárias: 15/10.

A campanha da dupla campeã

Ágatha/Bárbara Seixas venceu Thaís/Val - 21/15 e 21/16
Ágatha/Bárbara Seixas venceu Karin/Pri Lima – 21/9, 19/21 e 15/13
Ágatha/Bárbara Seixas venceu Lili/Rebecca - 22/20 e 21/12
Ágatha/Bárbara Seixas venceu Talita/Taiana - 19/21, 22/20 e 15/13
Ágatha/Bárbara Seixas venceu Juliana/Maria Elisa - 21/18, 14/21 e 15/10

Globo Esporte

Comentários