Em depoimento no Brasil, Kia revela principal investidor da parceria MSI/Corinthians

Kia Joorabchian, homem forte da MSI enquanto durou a parceria com o Corinthians

Kia Joorabchian, homem forte da MSI enquanto durou a parceria com o Corinthians

Há cerca de um mês, Kia Joorabchian esteve no Brasil para prestar depoimento pela primeira vez no caso MSI/Corinthians, que está sendo investigado pela Justiça brasileira há mais de cinco anos. Segundo fontes ouvidas pelo UOL Esporte, a grande novidade apresentada pelo iraniano foi o nome daquele que seria o principal investidor do grupo que injetou dinheiro ilegal no clube do Parque São Jorge na década passada.

Até o momento, a informação fornecida por Kia Joorabchian só é conhecida pelos participantes do processo, que corre em segredo de Justiça. A novidade, no entanto, pode apressar a definição do caso, cuja apuração se arrasta desde 2007, quando o MPF-SP (Ministério Público Federal de São Paulo) apresentou sua primeira denúncia.

O depoimento de Kia Joorabchian fez parte de uma rodada de apurações e aconteceu na 6ª Vara Federal de São Paulo. Além dele, falaram à Justiça o ex-presidente alvinegro Alberto Dualib e o ex-diretor da parceria Paulo Angioni, entre outros acusados no caso. Boris Berezovsky, apontado em um primeiro momento como o cérebro da parceria, será ouvido na Inglaterra com autorização de um juiz brasileiro, segundo seu advogado, que não crê em condenação.

“Tem totais condições [de ser absolvido]. Essa é uma quantia de dinheiro absolutamente insignificante para ele. Não tem porque ser diferente”, disse Alberto Toron.

A reportagem também procurou os principais envolvidos para repercutir os depoimentos recentes. Roberto Podval, advogado de Kia no Brasil, confirmou que seu cliente foi ouvido pela primeira vez em juízo, mas não quis entrar em detalhes sobre o depoimento por conta do segredo de justiça, e falou sobre as chances que ele tem no julgamento.

“Acho que sim [pode ser absolvido]. A gente sempre acha que sim. Acho que as questões foram todas esclarecidas”, disse Podval.  O ex-presidente Alberto Dualib também foi procurado, mas não retornou as ligações para comentar seu depoimento. Aos 93 anos, ele foi descrito como “lúcido” por quem esteve presente para ouvi-lo.

Angioni confirmou à reportagem que falou à Justiça, mas pediu que seu advogado falasse sobre o caso. “Ele prestou seu segundo depoimento, refutou todas as acusações. Para o Paulo, os investidores sempre foram as empresas estrangeiras”, disse Alexandre Lopes, que se disse seguro da absolvição de seu cliente.

A maior parte dos advogados envolvidos no caso, assim como alguns promotores do Ministério Público que acompanham a apuração, espera que a sentença saia ainda neste semestre, ou pelo menos ainda neste ano. Além de Kia, Berezovsky, Dualib e Angioni, são reús do processo o ex-vice do Corinthians, Nesi Curi, já falecido; o empresário Renato Duprat, idealizador da parceria; o advogado Alexandre Verri; e o empresário iraniano Nojan Bedroud.

UOL Esporte

Comentários