Milan, Real e Arsenal vacilam e dão títulos a rivais

Em rodada decisiva dos principais torneios da Europa, realizada neste sábado, Milan, Real Madrid e Arsenal não conseguiram atingir seus objetivos e adiar o encerramento dos torneios na Itália, Espanha e Inglaterra. Além disto, sem o título nas mãos, as equipes ainda tiveram que ver os rivais Inter, Barcelona e Manchester United comemorarem mais uma conquista nacional, alguns deles até sem precisar entrar em campo para assegurar a fatura.

Na Itália, país em que a Inter de Milão dominou o futebol nas últimas três temporadas, o final não foi diferente neste ano. Principal ameaça ao tetracampeonato do clube dos brasileiros Júlio César e Maicon, o Milan não conseguiu adiar mais uma conquista do rival e teve interrompida a sua perseguição neste sábado, dando fim à disputa.

Em Údine, o time de Kaká, Alexandro Pato e Ronaldinho não foi páreo para a Udinese e foi derrotado por 2 a 1, dando adeus ao sonho de quebrar o domínio do rival de Milão. Agora com sete pontos a menos e uma partida a mais, a equipe rubro-negra não pode mais alcançar os líderes restando duas rodadas para o final e deu início à grande festa na Itália, que deve ser ampliada neste domingo.

Já campeã sem a necessidade de entrar em campo, a Inter encara o Siena em seus domínios, no Giuseppe Meazza, que deve estar totalmente lotado para a comemoração de mais um troféu nacional, o 17ª de sua história. Principal destaque do elenco, o sueco Ibrahimovic adiantou as comemorações já neste sábado, mas deixou claro que gostaria de assegurar a conquista dentro de campo. "Seria melhor se tivéssemos conquistado o título com uma vitória no domingo, mas assim também está bom. O mais importante foi sermos campeões", festejou.

Outra hegemonia européia que foi mantida neste sábado ocorreu graças a um empate sem gols entre Arsenal e Manchester United, que fez do Old Trafford o palco de mais uma festa dos atuais campeões continentais e mundiais. Apesar de estar envolvido na decisão do final de semana, o rival comandado por Arsene Wenger já não tinha mais chances de levar o troféu, mas poderia dificultar a vida da equipe de Cristiano Ronaldo e companhia e ajudar o Liverpool.

Agora com sete pontos a mais que o segundo colocado e restando apenas uma rodada para o término do principal torneio inglês, o Manchester confirma sua 18ª conquista da competição e iguala a marca do Liverpool. Além disto, a equipe mantém a hegemonia no país, com o terceiro título consecutivo e o 11º sob o comando do técnico Alex Ferguson, que está à frente do clube desde 1986.

Se Itália e Inglaterra viram a repetição da história dos últimos anos, a Espanha vive um final diferente e a festa de outra torcida neste final de semana. Assim como ocorreu com a Inter de Milão, o Barcelona se sagrou campeão pela 19ª vez sem precisar suar a camisa, mas interrompeu um domínio do rival Real Madrid, vencedor das duas últimas edições da competição nacional.

Com o título catalão parecendo apenas uma questão de tempo, a confirmação veio neste sábado com o tropeço dos madrilenos diante do Villarreal pelo placar de 3 a 2. Ainda com duas rodadas a serem disputadas e um jogo a menos que o oponente, o Barcelona dos 103 gols e os astros Messi, Eto'o e Henry mantém oito pontos de vantagem na ponta e já não podem mais ser alcançados. Além disto, a exemplo do que ocorre com o Manchester United, a equipe sonha com a temporada perfeita com o objetivo de conquistar a Copa dos Campeões nos próximos dias e fechar a tríplice coroa, já que levantou na última semana a Copa do Rei da Espanha.

Comentários