Renault se junta à Ferrari e ameaça deixar F1

A Renault enviou um comunicado à imprensa anunciando a decisão de deixar a Fórmula 1 em 2010, caso a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) não recue quanto ao regulamento da próxima temporada da categoria. A mesma decisão já foi tomada pela Ferrari e deverá ser repetida por Red Bull, McLaren, BMW e Toyota.

"Se não revisarem as decisões anunciadas pelo Conselho Mundial em 29 de abril de 2009, não teremos outra opção que a de nos retirarmos do Campeonato Mundial de Fórmula 1 FIA ao fim de 2009", disse o chefe de equipe da Renault, Flavio Briatore, no comunicado.

O teto orçamentário opcional de 40 milhões de libras (cerca de R$ 130 milhões) causou a fúria das grandes montadoras, que investem um valor muito maior durante uma temporada da categoria, por dar benefícios a quem adotá-lo em 2010.

As equipes que não ultrapassarem o valor poderão utilizar asas ajustáveis, testar durante a temporada, usar túneis de vento e competir com motores sem limitação de giros. Já os que não respeitarem o limite terão restrições.

Comentários