Com apoio da torcida, Djokovic é campeão em Belgrado

A festa da torcida no ATP 250 de Belgrado pôde ficar completa com o título de Novak Djokovic, mas nem isso será suficiente para manter o atleta como o número três do mundo. Neste domingo, o sérvio pelo menos se despediu com vitória do posto que passará a ser de Andy Murray, vencendo o lucky loser polonês Lukasz Kubot por 6/3 e 7/6 (7-0).

No torneio inédito organizado por sua família, Djokovic confirmou o favoritismo mesmo tendo encontrado dificuldades inesperadas nas rodadas anteriores, em que perdeu sets para Janko Tipsarevic e Andreas Seppi.

Diante de Kubot, o local voltou a falhar e permitiu que o rival servisse na segunda parcial em 5/3, mas conseguiu se recuperar e sobressair no tie-break.

Assim, o sérvio conseguiu se livrar da sina do vice-campeonato, que havia sido garantido nos três últimos torneios disputados (Masters 1000 de Miami, Monte Carlo e Roma) e levantou a 13ª taça na carreira, a segunda no ano - o tenista já havia triunfado no ATP 500 de Dubai.

Entretanto, superar o 179º melhor do planeta não bastou para Djokovic manter a condição de número três. Como somente nesta segunda cairão os pontos referentes ao título de Roma do ano passado - que acabaram não defendidos em 2009 -, ele aparecerá 70 pontos atrás de Murray. Assim, estará fora do terceiro posto pela primeira vez desde agosto de 2007.

Em todo caso, o representante de Belgrado tem a chance de dar o troco no escocês na próxima semana, quando ambos entrarão em quadra para o Masters de Madri, ainda que tenha a responsabilidade de repetir mais pontos que o rival: 450 contra 150.

Comentários