Marcos Daniel dá trabalho, mas perde estréia para Nadal

Marcos Daniel bem que tentou, mas a qualidade de Rafael Nadal falou mais alto e o espanhol iniciou sua campanha rumo ao quinto título de Roland Garros com vitória. Nesta manhã de segunda-feira, o número um do mundo eliminou o brasileiro por 3 sets a 0, com parciais de 7/5, 6/4 e 6/3, na quadra Philippe Chatrier, em Paris.

Desta forma, a história da edição 2008 se repetiu. Há 12 meses, Nadal chegou a levar um susto na abertura do Grand Slam francês contra Thomaz Bellucci, que também perdera a parcial inicial por 7/5 antes de cair na seqüência por 6/3 e 6/1.

Nesta segunda, Marcos Daniel repetiu o "feito", tendo sucesso a princípio em seu plano tático, no qual constavam subidas à rede e muitas bolas no backhand do melhor tenista do mundo.

Neste contexto, complicou a vida do espanhol especialmente pelo alto número de erros não-forçados por este cometidos - foram 24 nas duas primeiras etapas, quatro a mais que o brasileiro.

Na prática, o favorito mostrou-se mais agressivo que de costume, esperando fechar a partida rapidamente, mas teve de mudar o planejamento e foi ficando mais consistente no decorrer das atividades - no terceiro set, por exemplo, cedeu apenas cinco pontos de graça.

Ainda que tenha ficado próximo de vencer a primeira parcial, Marcos Daniel viveu seu melhor momento em quadra realmente no segundo set. No quarto game, conseguiu quebrar o saque do rival e abriu 3/1, mas a partir daí se equivocou e tentou ganhar pontos de forma mais veloz. Aproveitando-se das falhas, Nadal conseguiu virar para 6/4.

Apesar da eliminação precoce em Roland Garros, o gaúcho não deve deixar Paris frustrado, pois colecionara três vitórias no qualificatório. Esta foi a quinta vez que o atleta top 100 do ranking de entradas atuou no torneio, em que jamais conseguiu passar da segunda rodada.

Nadal, por sua vez, confirma a primeira vitória no caminho do penta no saibro, que lhe colocaria como o tenista mais jovem da história (22 anos) a faturar sete Grand Slams.

Vencedor das quatro últimas edições, ele somou a 29ª vitória consecutiva em Paris, igualando o recorde da americana Chris Evert. O próximo rival dele será o vencedor da partida entre os russos Igor Kunitsyn e Teimuraz Gabashvili.

Os 12 games perdidos contra Marcos Daniel já significam o maior número que o espanhol cede no Aberto da França desde 2007 - na última campanha no torneio, apenas Novak Djokovic deu trabalho semelhante a Nadal, também somando 12 games antes de cair por 3 sets a 0.

O jogo

Marcos Daniel salvou o primeiro break point da partida com um bom saque no terceiro game, mas não resistiu no nono e foi quebrado após subir à rede. No primeiro set, o gaúcho já havia incomodado o serviço do rival no segundo game, quando chegou a ter um 15/30, e o fez também no décimo, no qual conseguiu prolongar a parcial aproveitando dois erros não-forçados.

Outra passada do espanhol, desta vez de muito longe da linha de base, porém, fez o favorito controlar novamente as ações, abrindo 6/5 - ele não vacilou na seqüência.

Firme na segunda etapa, Daniel perdeu três chances de quebra no quarto game (dois com erros de esquerda e um sofrendo um ace), mas contou com um erro de backhand de Nadal para abrir 3/1. Porém, tomou o troco logo na seqüência, quando cedeu dois pontos de graça com a direita. No 3/3, perdeu o game de zero e entrou em um momento ruim no encontro.

Mais consistente e ainda sem perder a agressividade, o espanhol não teve dificuldade para fazer 5/2 no terceiro set. Prém, deu bobeira novamente na hora de fechar e permitiu uma quebra de zero do brasileiro. A volta por cima do número um viria no game seguinte, no qual ele saiu de um 0-40 para virar e definir o resultado após duas horas e 23 minutos de jogo.

Comentários