Campeões estaduais

Cearense:

Pelo terceiro ano consecutivo o Fortaleza sagrou-se campeão cearense. Desta vez, o time tricolor ficou no empate por 1 a 1 com o rival Ceará e fez valer a vantagem do jogo de ida para levantar o troféu. Na semana passada, o Fortaleza já havia vencido por 2 a 1. O elenco alvinegro saiu na frente e levava a partida para a prorrogação, mas o Fortaleza conseguiu o empate e ergueu a taça do Estadual.

Paranaense:

Na rodada decisiva do Campeonato Paranaense, o Atlético-PR fez a sua parte contra o Cianorte neste domingo e faturou mais uma vez o Estadual, superando o rival Coritiba, que comemora os 100 anos de sua fundação. Com o placar de 2 a 0, com direito a novo gol do artilheiro Rafael Moura, a torcida rubro-negra pôde fazer a festa na Arena da Baixada.

Mineiro:

De maneira invicta, o Cruzeiro sagrou-se campeão mineiro da temporada 2009. Neste domingo, no Estádio do Mineirão, a equipe celeste soube administrar a boa vantagem conquistada no duelo de ida (5 a 0) e ficou no empate por 1 a 1 com o arqui-rival Atlético-MG, o que lhe garantiu o 35º título Estadual de sua história, o segundo seguido.

Com a confirmação do título invicto, o Cruzeiro alcança o feito pela décima vez em sua história. Além disso, o empate faz o time de Adílson Batista completar 12 jogos sem derrotas para o principal rival na história recente (dez vitórias e agora dois empates).

Podendo perder por até quatro gols de diferença, já que venceu o duelo de ida por 5 a 0, o Cruzeiro entrou em campo desatento e foi castigado. Aos 16min de jogo, o rápido atacante Éder Luís fez a jogada e tocou para o estreante Fabiano abrir o marcador.

Empolgado com a conquista do gol inaugural, o Atlético-MG tentou sufocar o rival, que jogava desfalcado de um dos seus principais jogadores: o volante Ramires, suspenso. No entanto, o Cruzeiro alcançou o gol de empate apenas cinco minutos depois.

O atacante Soares, ex-Fluminense e Grêmio, recebeu lançamento na área e acabou derrubado por Marcos Rocha. Na cobrança do pênalti, Kléber não deu chance ao goleiro Juninho: 1 a 1.

Ainda na etapa inicial, o Atlético chegou ao segundo gol, por intermédio de Diego Tardelli. No entanto, o árbitro anulou alegando impedimento do atacante.

O fato causou irritação do técnico Emerson Leão. No intervalo do jogo, ele partiu para cima do árbitro Leonardo Gaciba e também da auxiliar Katiuscia Mendonça para reclamar da anulação do gol.

Na volta ao gramado para a disputa do segundo tempo, Leão acabou expulso. Mesmo assim, ele continuou orientando a equipe em campo. Para disfarçar, colocou apenas um boné e ficou em um canto do banco de reservas.

No entanto, o árbitro reserva da partida chamou a Polícia Militar, que retirou o treinador do lugar que estava.

Na etapa final, as equipes apresentaram um futebol burocrático e tocaram mais a bola do que buscaram o gol. Aos 42min, porém, o atleticano Welton Felipe fez falta dura em Kléber e foi expulso. Indignado, o cruzeirense Wellington Paulista foi tirar satisfação e também levou o vermelho.

Comentários