Paraná surpreende e Guarani perde invencibilidade

Chegou ao fim a longa invencibilidade do Guarani. Jogando no Brinco de Ouro da Princesa, o time da casa perdeu por 2 a 1 para o Paraná e viu seu primeiro revés na Série B. Com a derrota, a equipe de Campinas perdeu a chance de bater o recorde de maior série invicta e seguiu empatada com o Corinthians, que em 2008 ficou 11 jogos sem perder na segunda divisão.

A derrota, porém, não abala o Guarani na liderança da Série B. o time de Campinas segue no topo da tabela com 27 pontos, quatro de distância em relação ao segundo colocado Atlético Goianiense. A vitória tirou o Paraná da zona de rebaixamento e deixou a equipe na 14ª colocação, com 14 pontos.

A defesa do Guarani começou a partida dando muito espaço para o time do Paraná. Aos 2min, Davi aproveitou falha dos zagueiros e chutou para a defesa de Douglas. Seis minutos depois, porém, o goleiro não defendeu, e Davi abriu o placar cabeceando após jogada aérea. O Paraná seguiu assustando e, aos 15min, Alex Afonso puxou contra-ataque e deixou Wando na cara do gol, mas o paranista chutou por cima do gol.

A equipe da casa seguiu com dificuldades de sair do campo de defesa, enquanto os paranaenses continuavam a assustar o adversário. Gabriel desviou cobrança de escanteio aos 28min e acertou a trave de Douglas.

A primeira jogada de perigo do Guarani saiu aos 33min, quando Adriano Gabiru tentou desviar cruzamento de Caíque, mas a cabeçada foi mal feita. O Os campineiros passaram a apertar o Paraná nos minutos finais e, aos 45min, Márcio Alemão subiu para desviar bem cobrança de escanteio e empatou o jogo.

No retorno do intervalo, o Guarani voltou desperto e ficou perto do gol da virada no primeiro minuto. Ricardo Xavier recebeu ótimo passe de Cléber Goiano e ficou na cara do gol, mas chutou para fora. A partida seguiu movimentada, com as duas equipes conseguindo boas chances de marcar. Aos 20min, Alex Afonso aproveitou nova falta de atenção da defesa campineira e finalizou na saída de Douglas para deixar o Paraná mais uma vez com a dianteira no placar.

Depois do gol, os paranaenses passaram a apostar mais na posse de bola e na marcação para garantir o resultado. O Guarani foi para a frente, jogando com Nei Paraíba e Dairo no ataque, mas sofreu com o bom trabalho dos marcadores paranistas. A última grande chance de empatar saiu aos 45min, quando a bola sobrou para Nei Paraíba dentro da área, mas o atacante não conseguiu o domínio.

Ficha Técnica

Gols
Guarani: Márcio Alemão, aos 46min do 1º tempo.
Paraná: Davi, aos 8min do 1º tempo, e Alex Afonso, aos 20min do 2º tempo.

Susto
Pouco depois de Márcio Alemão empatar o jogo no primeiro tempo, Bruno Aguiar levou a pior em dividida com Wando e ficou nocauteado no gramado por alguns instantes.

Pontos Fortes do Guarani
Jogada aérea no ataque levou perigo ao Paraná

Pontos Fracos do Guarani
Espaços na defesa

Dificuldade para sair do campo de defesa

Ponto Forte do Paraná
Marcação na saída de bola no primeiro tempo

Velocidade no ataque

Ponto Fraco do Paraná
Erros de finalização

Personagem do jogo
Davi, autor do primeiro gol do Paraná

Esquema Tático Guarani
4-4-2
Douglas; Maranhão, Bruno Aguiar, Márcio Alemão e Andrezinho; Cléber Goiano (Dairo), Gláuber, Walter Minhoca e Adriano Gabiru (Nei Paraíba); Caíque e Ricardo Xavier (Fabinho); Técnico: Vadão

Esquema Tático Paraná
3-5-2
Ney; Gabriel, Freire e Elton; Murilo Ceará, Adoniran, João Paulo, Davi (Malaquias) e Fabinho (Bebeto); Wando e Alex Afonso (Luiz Henrique); Técnico: Sérgio Soares

Cartões Amarelos
Guarani: Maranhão, Bruno Aguiar e Gláuber
Paraná: Ney, Freire, Adoniran e Bebeto

Árbitro
Felipe Gomes da Silva (RJ)

Comentários