Vasco vence apertado e encosta no G4

O Vasco recebeu o Fortaleza na noite desta terça-feira em São Januário na tentativa de voltar a integrar o G4, enquanto o Fortaleza lutava para se afastar da zona de rebaixamento. Apesar da vitória apertada por 2 a 1, o clube de São Januário não alcançou seu principal objetivo, mas encostou na zona de acesso à Série A.

Com obrigação de ganhar diante de sua torcida, o Vasco procurou pressionar durante toda a primeira etapa. Apesar de ser melhor, porém, os erros de passe acabaram prejudicando a criação de jogadas. O Fortaleza procurava se defender e sair nos contra-ataques, mas também não obteve sucesso. Essa foi a tônica de praticamente toda a primeira etapa.

A pressão vascaína parecia não surtir efeito, até que o jovem Alex teixeira fez linda jogada individual e abriu o placar, aos 45min do primeiro tempo. Ele passou por Júlio na entrada da área, deu um drible desconcertante no zagueiro edson, que ficou no chão, e bateu com categoria na saída do do goleiro Alexandre Fávaro.

As equipes voltaram para a etapa complementar sem alterações. Porém, o Vasco voltou melhor e mais agressivo, sufocando o Fortaleza. Logo aos 8min, Carlos alberto cruzou e Adriano perdeu um gol incrível por não conseguir dominar a bola na pequena área.

Contudo, a alegria carioca não durou muito. O Fortaleza equilibrou rapidamente o jogo e passou a cercar o Vasco, tomando conta do meio de campo. O resultado veio aos 15min, com um gol contra. Cristian cobrou escanteio da esquerda e, ao tentar cortar, amaral jogou para o próprio gol, cedendo o empate ao Fortaleza.

Empurrado pela torcida, o Vasco retomou o controle do jogo e novamente passou á frente no marcador. Alex Teixeira ganhou disputa de bola com Jaílson na área e foi puxado pela camisa. O árbitro Edivaldo Elias da Silva marcou o pênalti e deu o segundo amarelo e o consequente vermelho para Jaílson, expulso da partida. Aos 22min, Adriano cobrou no canto direito e converteu.

Aos 29min, o vascaíno Mateus fez falta em Paulo Roberto e também recebeu o segundo amarelo, sendo expulso da partida. Com ambas as equipes com 10 jogadores, o jogo se tornou mais aberto e com mais possibilidades de gol. Porém, o resultado não se modificou

Com a combinação de resultados desfavoráveis na rodada, a vitória não foi suficiente para o Vasco voltar ao G4. O time fica em quinto lugar, com 26 pontos. O Fortaleza, por sua vez, entra na zona de rebaixamento, na 17º colocação na tabela, com 14 pontos.

FICHA TÉCNICA

Vasco 2 x 1 Fortaleza

Gols
Vasco: Alex Teixeira aos 45min do 1º tempo e Adriano aos 22min do 2º tempo
Fortaleza: Amaral(contra) aos 15min do 2º tempo


Ponto Forte do Vasco
Entrosamento do ataque

Ponto Forte do Fortaleza
Jogadas pelas laterais

Ponto Fraco do Vasco
Adriano, que teve atuação apagado, mesmo com gol de pênalti

Ponto Fraco do Fortaleza
Marcelo Nicácio, que sumiu no jogo


Personagem do jogo
Carlos Alberto, principal articulador de jogadas do Vasco

Esquema Tático Vasco
4-4-2
Fernando Prass, Paulo Sérgio (Mateus), Vilson, Titi e Ramon: Amaral,Nilton, Souza (Phillipe Coutinho) e Alex Teixeira; Carlos Alberto e Adriano (Robinho). Técnico: Dorival Júnior

Esquema Tático Fortaleza
4-4-2
Alexandre Fávaro, Maisena, Amarildo, Édson e Jailson; Júlio, Coutinho, Cristian (Paulo Roberto) e Kiko (Bismarck); Marcelo Nicácio (Elvis) e Luiz Carlos. Técnico: Giba.

Cartões Amarelos
Vasco: Mateus e Alex Teixeira
Fortaleza: Júlio, Jailson, Édson, Amarildo, Elvis e Cristian


Cartões Vermelhos
Vasco: Mateus
Fortaleza: Jailson


Árbitro
Edivaldo Elias da Silva (PR)

Local
São Januário

Comentários