Após protesto de ciclistas, UCI libera fones de ouvido

Insatisfeitos com a proibição da comunicação por rádio com suas equipes, os ciclistas que disputam a Volta da França protestaram durante a 10ª etapa e andaram em ritmo de passeio. Após o boicote, a União Ciclística Internacional (UCI) voltou atrás e liberou o uso dos fones de ouvido na etapa desta sexta-feira.

"Para colocar um fim na controvérsia que está comprometendo o desenvolvimento da Volta da França, o Comitê Diretivo da UCI decidiu que não se repita o experimento de uma etapa sem comunicação por rádio na sexta-feira, 17 de julho", diz a nota oficial emitida pela entidade.

A UCI lembrou que aprovou a proposta dos organizadores de proibir o uso dos fones de ouvido nas etapas de 14 e 17 de julho "a título experimental e como fórmula para avaliar a medida". Os defensores da proibição argumentam que a ideia é deixar as corridas mais espontâneas e menos previsíveis.

"A proposta foi examinada e apoiada por representantes dos corredores, das equipes e dos organizadores que se reuniram em Genebra no dia 3 de junho e decidiram apresentar a iniciativa ao Comitê Diretivo da UCI", diz a entidade através do comunicado.

Apesar de suspender a proibição do uso dos fones de ouvido na Volta da França, a UCI informou que pretende continuar estudando a comunicação via rádio durante as corridas, sempre "consultado todas as partes envolvidas sobre as modalidades de sua utilização".

Comentários