Caterham confirma holandês e deixa Bruno Senna longe da F1

Giedo van der Garde (foto) já era reserva da Caterham e estreará na F1; seu parceiro será Charles Pic Foto:  / Getty Images

Giedo van der Garde (foto) já era reserva da Caterham e estreará na F1; seu parceiro será Charles Pic

As chances de Bruno Senna permanecer na Fórmula 1 diminuíram nesta sexta-feira. Em comunicado divulgado à imprensa, a Caterham anunciou a contratação do holandês Giedo van der Garde para ser parceiro do francês Charles Pic na temporada 2013. Assim, a única vaga ainda aberta na categoria - que poderia ser ocupada pelo brasileiro - é na Force India.

A Caterham representava a principal esperança para Bruno Senna seguir na F1. Após deixar a Williams no fim da última temporada, o brasileiro ainda teria uma oportunidade na Force India, porém os maiores candidatos a ocupar o cockpit da equipe indiana são o francês Jules Bianchi e o alemão Adrian Sutil. A Marussia, outra equipe na qual o sobrinho de Ayrton Senna era especulado, também teria uma vaga em aberto, mas Luiz Razia confirmou o acordo com a escuderia.

Van der Garde, 27 anos, já era reserva da Caterham em 2012, temporada na qual foi o sexto colocado da GP2 pelo time Caterham Racing. Ele estreará na Fórmula 1 após ser campeão da World Series by Renault em 2008 e quinto colocado da mesma GP2 em 2011.

Além de Bruno Senna, o holandês bateu a concorrência do russo Vitaly Petrov, antigo titular da Caterham. O finlandês Heikki Kovalainen, por sua vez, defendia a escuderia desde a fundação desta, em 2010, ainda como Lotus Racing, mas já tinha poucas chances de permanecer: ele havia dito que não injetaria dinheiro de patrocinadores na equipe, segundo ele uma necessidade para manter o cockpit.

Companheiro de Pic, que já havia sido confirmado pela escuderia anglo-malaia depois de sair da Marussia, Van der Garde será o 16º piloto holandês na história da F1 - entre os anteriores, 13 chegaram efetivamente a participar de um Grande Prêmio. Ele será o primeiro representante de seu país na categoria desde 2007, quando Christijan Albers competiu pela Spyker. Em 2013, a categoria contará com outro holandês, Robin Frijns, atual campeão da World Series by Renault que assinou contrato como reserva da Sauber.

"Sei que estou pronto para dar esse passo à frente na Fórmula 1, e todo o trabalho que fiz ao longo da minha carreira", disse Van der Garde. "Ao longo de 2012, consegui me integrar totalmente à equipe, tanto nas primeiras sessões de treinos livres, quando corri em um número de pistas que foram, até então, novas para mim, e como piloto reserva, totalmente integrado com a equipe durante toda a temporada. Agora posso continuar a aprender no mais alto nível do automobilismo e mostrar que estou pronto", acrescentou o holandês, ansioso para começar na nova função.

Terra

Comentários