Com piloto único, Force India apresenta carro "elegante" para 2013

Até aqui, Force India só confirmou o britânico Paul di Resta como piloto para 2013 Foto:  / AFP

Até aqui, Force India só confirmou o britânico Paul di Resta como piloto para 2013

Com apenas um piloto presente, a Force India exibiu pela primeira vez o carro com o qual disputará a temporada 2013 da Fórmula 1. Em evento realizado na manhã desta sexta-feira em Silverstone, na Inglaterra, a equipe mostrou o VJM06, definido como "elegante" pelo britânico Paul di Resta. Os motores do time serão da Mercedes pelo quinto campeonato consecutivo.

Confirmado pela Force India para mais seu terceiro ano como titular da F1, Di Resta foi o único piloto da equipe a participar da apresentação. A escuderia ainda não anunciou quem será o companheiro de equipe do britânico - os principais candidatos a substituir o alemão Nico Hulkenberg, que se transferiu para a Sauber, seriam o alemão Adrian Sutil e o francês Jules Bianchi.

"É um trabalho notável feito pelo pessoal", disse Di Resta, em entrevista à emissora britânica Sky Sports. "Quando você vê o trabalho final... é a primeira vez que vejo tudo junto, parece muito elegante", completou ele, projetando um desempenho com resultados "fortes" na próxima temporada. Em 2012, o escocês foi o 14º colocado do Mundial de Pilotos, com 46 pontos.

Em sua conta oficial no Twitter, a Force India também destacou o design do modelo, cujo esquema de cores manteve a tradicional combinação entre branco, verde e laranja. "Não é uma beleza? O VJM06 em sua glória completa com o trabalho no nariz", escreveu. Trata-se de uma referência ao bico do carro, desta vez convencional apesar da descida acentuada observada para respeitar o regulamento, que em 2012 limitou a altura da parte frontal a 55 cm.

Essa novidade criou a tendência do degrau no bico, popularmente chamado de "bico de ornitorrinco", que havia sido adotado pelo time indiano no ano passado. Desta vez, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) permitiu a utilização de um painel - apelidado de "vanity panel", ou "painel da vaidade" - para cobrir esse degrau e tornar os carros mais agradáveis visualmente.

Depois da Lotus, da McLaren e da Ferrari, a Force India foi a quarta escuderia da F1 a exibir o carro para a nova temporada. Na sequência Sauber (2 de fevereiro), Red Bull (3 de fevereiro), Mercedes, Toro Rosso (4 de fevereiro), Caterham, Marussia (5 de fevereiro) e Williams (19 de fevereiro) farão suas apresentações.

Os testes da pré-temporada começam entre 5 e 8 de fevereiro, em Jerez de la Frontera; depois, as equipes ainda trabalharão de 19 a 22 de fevereiro em Barcelona e de 28 de fevereiro a 3 de março em Barcelona.

Terra

Comentários