Bellucci ganha uma posição e Cunha dá arrancada

Principal brasileiro no ranking da ATP e único dentro do top 100, o paulista Thomaz Bellucci mão passou da estreia em Winston-Salem, na semana passada, mas mesmo assim conseguiu ganhar uma posição no ranking. Beneficiado pela queda do austríaco Jurgen Melzer, ele assumiu a 92ª colocação na lista.

Os dois compatriotas que seguem Bellucci no ranking, os paulistas João Souza e Rogério Silva mantiveram as respectivas colocações. Mesmo entre os favoritos, Feijão não conseguiu passar da primeira rodada do quali para o US Open e permaneceu no 113º lugar. Rogerinho teve campanha idêntica e ficará no 162º posto.

Rogerinho vive momento mais complicado, pois no ano passado não apenas furou o quali em Nova York, como também venceu um jogo na chave principal. Como não defenderá estes pontos, o paulista irá inevitavelmente cair na próxima lista da ATP, perdendo pelo menos 28 posições em relação a atual.

Fechando a lista de brasileiros no top 200, o gaúcho Guilherme Clezar foi mais um frustrado no classificatório para o US Open, acumulando outra eliminação na estreia. Mesmo assim, ele seguiu os passos de Bellucci e ganhou uma colocação no ranking, passando ao 190º lugar na lista da ATP.

Quem se deu bem nesta semana foi o paulista Henrique Cunha. Ele viu serem computados os pontos pelo vice em São José do Rio Preto, duas semanas atrás, e com isso disparou no ranking. Sua campanha no future paulista lhe rendeu 33 lugares, o levando para a 306ª colocação, a melhor de sua carreira como profissional.

Cunha jogou no universitário norte-americano e desde o meio de 2012 vem tentando se formar na ATP. Embora ainda não tenha conquistado um resultado de destaque, o paulista de Jaú vem subindo consistentemente no ranking. Ele fechou 2013 ainda fora do top 700 e tem boa chance de entrar para o top 300 na próxima semana.

UOL Esporte

Comentários