Centenário do Palmeiras: de glórias e o ressurgimento nos tempos atuais



Em 26 de agosto de 1914 surgia então o C.A. Palestra Itália, de uma ideia de Luigi Cervo para montar uma equipe, com tradições italianas, que competisse de igual com ingleses, escoceses, alemães e “quatrocentões”. A equipe iniciou sua trajetória no futebol em 1916, e logo no ano seguinte já se mantinha entre os primeiros e conquista o vice-campeonato estadual. Sua primeira maior glória foi em 1920, com a conquista do Paulista. Nesse mesmo ano, a equipe adquiria o estádio Parque Antarctica e fazia dele o seu “caldeirão”. A ideia do Palestra Itália deu tão certo que incentivou a criação de outros pelo país, como em Minas Gerais (atual Cruzeiro) e no Paraná (atual Paraná Clube).

A consolidação da ideia abriu outros caminhos para o clube, que começou a investir em outras modalidades, como o atletismo e o basquete. Nos anos 30, essa época nenhum torcedor deve esquecer ou, para os mais jovens, deve procurar saber: o tricampeonato estadual, de 1932, 1933 e 1934. Em 33, a glória foi dupla, com a conquista do primeiro campeonato nacional de clubes.


Primeiro pôster de campeão, em 1920

No entanto, na época de 1942, a então II Guerra Mundial, acabou traçando rumos na equipe importantes até hoje. Com o Brasil se aliando, a política foi muito rígida no país, fazendo diversos times a trocarem os seus nomes para evitar uma politização no meio esportivo. Assim, o Palestra mudou o seu nome para Sociedade Esportiva Palmeiras.

Na década de 50, a principal glória internacional aconteceu. O primeiro Mundial de Clubes, a Copa Rio, foi conquistada em cima da Juventus, da Itália, com o apoio de 100 mil torcedores no Maracanã. A conquista fez o povo brasileiro ter alegria novamente, depois da derrota da Copa do Mundo meses antes. Em 1959, outro grande fato: a conquista do Supercampeonato Paulista, em cima do Santos de Pelé. Foi nesse período que o Palmeiras recebeu o nome de “Academia”, conseguindo superar por diversas vezes a equipe santista, que era imbatível até então.

Em 70, a formação de uma nova Academia, sendo a base para a construção de um novo elenco para a Seleção Brasileira. Lembrando que, em 1965, a equipe já tinha representado a seleção na inauguração do Mineirão, vencendo o Uruguai por 3 a 0, em feito inédito no País. Com a assinatura de patrocínio com a Parmalat, o alviverde conseguiu criar uma equipe muito forte e conquistar muitos campeonatos, sendo considerado o maior campeão do século XX pela Federação Paulista de Futebol.



Documento que oficializou a compra do antigo Estádio Palestra Itália, em 1920

Crise e reformulação

Com a entrada de 2010, o Palmeiras não chegada tão bem entre os primeiros colocados do Brasileiro. Dois anos antes, a equipe conquistava novamente o Paulista e em 2012, a Copa do Brasil. Só que nesse mesmo ano, o alviverde passou por uma tragédia o rebaixamento para a segunda divisão nacional. A equipe tinha contratado o técnico Gilson Kleina, que não conseguiu evitar a queda. Entretanto, foi campeão no ano seguinte da série B. Sendo que em 2002 acontecia a mesma coisa, mas naquele ano com muitos mais times que hoje. Sua atual temporada demonstra um time ainda em formação e com novas peças trazidas pelo atual técnico, o argentino Ricardo Gareca. Um ano de mudanças à vista para um centenário de uma das equipes mais vitoriosas de Brasil.

Curiosidades

1920 - Neste dia, o Palestra Italia goleou o Internacional-SP por 11 a 0 - esta foi a maior goleada em partidas válidas pelo Campeonato Paulista em toda história da agremiação. O atacante Heitor teve a honra de balançar as redes adversárias nada menos que seis vezes, estabelecendo mais uma marca histórica: é o maior número de gols assinalados em uma única partida em toda história palmeirense.

Palestra Itália 3 a 0 Corinthians (6 de maio de 1917)
Esta partida pode ser considerada como o "nascimento" de um grande clássico do futebol nacional brasileiro. O Corinthians que até então estava invicto no campeonato, acabou "caindo" diante do novato Palestra Itália. Os 3 gols foram anotados por Caetano.

Palestra Itália 8 a 0 Corinthians (5 de novembro de 1933)
Partida onde foi aplicada a maior goleada no clássico contra o Corinthians. Nesta mesma data, em partida preliminar, jogaram as equipes dos segundo quadros, tendo o Palestra vencido por 4 a 0. Assim, no cômputo geral da rodada, foram 12 gols para o Palestra Itália e 0 para o Corinthians Paulista.

O Palmeiras é um dos dois únicos times brasileiros a ceder jogadores à Seleção Brasileira em todas as cinco Copas do Mundo vencidas pelo Brasil. O outro clube é o São Paulo.
O Palmeiras conquistou três vezes o estadual e o nacional em um mesmo ano e é o único time a ter dois bicampeonatos nacionais.

Clássicos Paulistas


Palmeiras x Corinthians - Derby Paulista

Maior rivalidade do alviverde, é considerado como um dos grandes clássicos do futebol nacional e, na época de fundação do Palmeiras, o clássico que atraía o maior público. Nem o Paulistano, grande clube da época, conseguia tamanho apelo popular. 

Número de jogos 3441
Vítórias do Corinthians 119
Vitórias do Palmeiras 121
Empates 104
Número de gols 954
Gols marcados pelo Corinthians 460
Gols marcados pelo Palmeiras 496
Maior goleada - Palestra Italia 8-0 Corinthians (Campeonato Paulista/Rio-São Paulo - 5 de novembro de 1933)
Última partida - Corinthians 2-0 Palmeiras (Campeonato Brasileiro de 2014) - 27 de julho de 2014


Palmeiras x São Paulo - Choque Rei

Outro clássico importante é contra o São Paulo. O clássico é conhecido pela "inimizade" das classes sociais, constituídas por italianos e os "quatrocentões", membros da pela elite paulistana, que em união do Club Athlético Paulistano e a Associação Atlética das Palmeiras, fundaram o tricolor em 1930. 

Número de partidas: 304
Vitórias do Palmeiras 98
Vitórias do São Paulo 105
Empates 101
Gols do Palmeiras 398
Gols do São Paulo 413
Maior goleada - São Paulo 6x0 Palmeiras (Campeonato Paulista- 26 de março de 1939)
Último confronto - Palmeiras 1 x 2 São Paulo (Campeonato Brasileiro - em 17 de agosto de 2014)


Palmeiras x Santos - Clássico da Saudade

O clássico decidiu muitos campeonatos e o Santos na era Pelé era o time a ser batido. O duelo de Pelé e Ademir da Guia mexia com o público. O nome do clássico se deve ao período de 1960, auge do futebol-arte brasileiro, que as duas equipe reuniram. 

Número de partidas: 303
Vitórias do Palmeiras: 127
Vitórias do Santos: 96
Empates: 80
Gols do Palmeiras: 533
Gols do Santos: 445
Maior goleada: Palestra Itália 8x0 Santos 11 de dezembro de 1932
Último confronto: Santos 2x0 Palmeiras (Campeonato Brasileiro -  17 de julho de 2014)

Comentários