Na mira da Justiça, campo de golfe da Rio-2016 enfrenta nova polêmica

Campo de Golfe da Rio-2016 fica em área de preservação ambiental do Rio

Campo de Golfe da Rio-2016 fica em área de preservação ambiental do Rio

A Olimpíada de 2016 terá 37 locais de competição e boa parte deles ainda está em obras para o evento. Nenhuma construção, entretanto, tem levantado tantas polêmicas quanto a de um campo de golfe para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Orçado em R$ 60 milhões, a obra do campo de golfe já está cerca de 60% concluída e segue em ritmo forte de execução. Apesar disso, ainda é tema de disputas judiciais e contestações, as quais podem até paralisar o projeto.

O MP-RJ (Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro), por exemplo, entrou neste mês com uma ação da Justiça pedindo a cassação da licença ambiental da obra do campo. Na ação, o MP-RJ aponta que o projeto do campo não foi avaliado em estudos ambientais e, por isso, coloca em risco fauna e flora. Vale lembrar que o campo de golfe ocupará parte de uma área de preservação ambiental na Barra.

O pedido de cassação da licença da obra, contudo, é só a última polêmica na qual o campo de golfe está envolvido. Confira essa e outras abaixo:


Rio precisava de um novo campo golfe?
Políticos e pessoas contrárias à construção do campo de golfe para a Rio-2016 afirmam que a obra é desnecessária. O Rio, segundo eles, têm outros campos que poderiam atender à Olimpíada. O Itanhangá Golf Club, inclusive, ofereceu suas instalações para os Jogos. Segundo a prefeitura, um estudo da Federação Internacional de Golfe considerou o terreno do novo campo como o ideal. Por isso, a obra.

Lei que possibilitou obra é contestada
A obra do campo é tocada com recursos privados. Para que ela saísse do papel, a prefeitura autorizou que a empresa responsável pela construção também construísse altos prédios residenciais numa área exatamente ao lado do campo. Isso foi feito por meio de uma lei aprovada na Câmara. Vereadores contrários a essa lei dizem que ela só saiu para atender a interesses de empresas do ramo imobiliário.

De que é a área do campo de golfe?
A prefeitura fez um acordo com Fiori Empreendimentos para a construção do campo de golfe. A empresa Elmway, entretanto, alega na Justiça ser a proprietária do terreno no qual o campo está sendo construído. Uma disputa judicial sobre a propriedade da área transcorre há anos. Até agora, nenhuma decisão reconheceu os direitos da Elmway sobre o campo. Dois processos ainda tramitam em Brasília.

Ministério Público pede paralisação da obra
O MP-RJ vê "vícios" no processo de licenciamento ambiental da obra do campo de golfe. Por isso, entrou na Justiça solicitando a cassação da autorização para a obra. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente diz que ainda não foi notificada sobre a ação. Ressaltou que ao obra cumpre todos os requisitos legais e ainda vai recuperar uma área da cidade que estava degradada após anos de abandono.

Quem vai usar o campo depois da Rio-2016?
A prefeitura alega que o novo campo de golfe da cidade poderá ser usado pela população após a Olimpíada já que será público. Quem é contra a obra, porém, diz que não há jogadores de golfe no Rio que necessitem de um campo público. Mariana Bruce, um das líderes de um movimento contra a obra do campo, diz que a área vai acabar servindo de "jardim de luxo" para a população de classe alta da Barra.

UOL Esporte

Comentários