Primeiros desafios do centenário Palmeiras: eleição direta e nova arena

Torcida do Palmeiras enfrenta emoções já nos primeiros meses pós-centenário

Torcida do Palmeiras enfrenta emoções já nos primeiros meses pós-centenário

Agora centenário, o Palmeiras abre o segundo século de vida já com desafios pontuais que prometem impactar em sua história. Nos primeiros meses após o aniversário de 100 anos, o clube viverá a estreia da nova arena e a primeira eleição direta com votos de sócios. De quebra, a reta final de 2014 ainda reserva as emoções de mais uma batalha para escapar do rebaixamento.

Como se não bastasse, os palmeirenses fomentam a expectativa de acabar com a carência por um grande ídolo, em lacuna evidente no clube desde que o goleiro Marcos anunciou sua aposentadoria.

Confira abaixo os primeiros desafios do agora centenário Palmeiras: 

Desafios do Palmeiras pós-centenário

INAUGURAR A ARENA
O primeiro evento-teste da nova arena acontecerá em 13 de setembro. A expectativa é de que o estádio possa abrigar partidas em pouco mais de um mês, mas a data de inauguração oficial ainda é incerta. Pelo acordo firmado com a construtora W/Torre, o Palmeiras vai ceder 100% da renda e terá 0% de gastos com manutenção pelos próximos 30 anos

PRIMEIRA ELEIÇÃO DIRETA
Em decisão aprovada em 2013, o Palmeiras terá pela primeira vez em sua história eleições diretas, com votação de sócios. O pleito acontece em novembro. Paulo Nobre será candidato à releição com a bandeira de voos mais altos, após um mandato de sacrifícios financeiros. Wlademir Pescamorna e Roberto Frizzo surgem como forças da oposição.

LUTA CONTRA O REBAIXAMENTO
Após a vitória sobre o Coritiba no final de semana, o Palmeiras escapou da zona de rebaixamento e se livrou se uma série de dez partidas sem vitórias no Brasileiro. Mas a luta contra a terceira queda neste século deve pautar o time de Gareca até o final do ano. O próximo desafio nesta missão é a partida em casa contra o Inter no final de semana.

RELAÇÃO COM AS ORGANIZADAS
Uma das missões mais delicadas enfrentadas pela diretoria é cortar benefícios das torcidas organizadas. Ao mesmo tempo, aumentar o plano de sócio-torcedor batizado de Avanti. As relações com organizados têm sido marcadas por incidentes de violência. Em março, cerca de 50 torcedores invadiram o escritório do Avanti e promoveram atos de vandalismo.

BATALHA POR UM PATROCÍNIO
Há quase dois anos que o manto verde não ostenta um patrocinador máster, capaz que oferecer uma renda fixa ao departamento de futebol, que proporcione ao clube incrementar seu planejamento de time.

BUSCAR UM NOVO ÍDOLO
Ainda há quem espere um grande presente para o centenário, um craque de primeira linha. A carência por um ídolo faz parte da rotina palmeirense desde que Marcos se aposentou. Desde então, candidatos como Barcos, Kardec e Kleber frustraram a torcida e deixaram o clube. Já Valdivia segue sua rotina sem fim de lesões e não consegue assumir este papel.

O NOVO MODELO DE FUTEBOL
O Palmeiras tenta implantar no futebol brasileiro um novo conceito de gerir a equipe, com produtividade para os jogadores, apostas em contratos em que o clube consiga se defender de atletas que não produzam o esperado. O problema é que o time precisa competir em um mercado em que a responsabilidade financeira está longe de virar realidade.

UOL Esporte

Comentários