São Paulo diz que clubes não têm moral para falar de aliciamento: "Nem recolhem impostos"















Vice-presidente de futebol do São Paulo, João Paulo de Jesus Lopes, rebateu acusações

O vice-presidente de futebol do São Paulo, João Paulo de Jesus Lopes, rebateu os clubes que anunciaram um boicote a torneios de base em que o clube tricolor participar. Eles acusam a equipe do Morumbi de aliciar os jovens atletas, tirando de outros times, e levá-los para Cotia – centro de treinamento da base do clube.

“Têm muitos clubes falando de ética e muitos deles não recolhem impostos, têm dívidas. São clubes que não têm moral para falar de ética, para querer reclamar”, atacou. O dirigente, no entanto, não quis citar de quais clubes estava falando.
Integra o boicote o Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco, Palmeiras, Atlético-MG, Vitória, Ponte Preta , Coritiba, Cruzeiro e Goiás. O Santos não se pronunciou. Já o Corinthians diz estar neutro, embora participe de reuniões com os clubes descontentes com o São Paulo.

Os clubes acusam o São Paulo de assediar os pais dos atletas de outras equipes. Um contrato profissional só pode ser feito a partir dos 16 anos. Para segurar jovens com idade inferior a 16, os clubes afirmam existir “código de ética”, controlando transferências.

Um caso emblemático envolve o meia Lucas, atualmente no PSG. O Corinthians alega que o time tricolor ofereceu enorme quantia aos pais do atleta, que na época não tinha vínculo profissional com o Corinthians.

Entenda o caso


Cariocas, mineiros e Palmeiras anunciam boicote a torneios de base

Os principais clubes do país anunciaram que boicotarão competições de base que tiverem o São Paulo como participante. A medida é definida pelas equipes descontentes como um protesto à conduta adotada pelo clube do Morumbi na captação de jovens atletas. Os clubes acusam o São Paulo de aliciar os pais de jovens atletas de outros clubes, que quebraria suposto "código de ética" firmado entre os times grandes. Integram o boicote o Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco, Palmeiras, Atlético-MG, Vitória, Ponte Preta , Coritiba, Cruzeiro e Goiás. O Santos não se pronunciou. Já o Corinthians se mantém neutro.

Com medo de boicote, organizador de torneio pede que São Paulo se manifeste

O primeiro campeonato de base a ser boicotado pelos clubes que não querem disputar competições em que o São Paulo estiver é a Copa 2 de Julho sub-17, que será realizado de 1º a 13 de julho, na Bahia. Em contato com a reportagem do UOL Esporte, Sinval Vieira, coordenador de Excelência Esportiva da Sudesb e responsável pelo torneio, fez um apelo ao clube paulista para se esforçar por um acordo com os rivais, que o acusam de aliciamento de jovens. “Para a situação se resolver, precisa de uma iniciativa do São Paulo. Acho que se eles reconhecerem, pode resolver. Vou conversar com eles”, afirmou.

UOL Esporte

Comentários