Alonso ganha 'jogo de estratégia' e vence GP da China; Massa é 6º


Fernando Alonso vibra ao cruzar a linha de chegada e vencer o GP da China. Piloto da Ferrari teve excelente desempenho e não deu chance para os adversários em Xangai

A expectativa para o GP da China era uma corrida cujo resultado seria definido pela estratégia no uso dos pneus. Fernando Alonso deu o xeque-mate e venceu a prova disputada neste domingo no circuito de Xangai. O piloto da Ferrari teve um desempenho impecável e não deu chances aos adversários. Felipe Massa foi o sexto colocado.

Havia a dúvida sobre como seria o desempenho de Sebastian Vettel, que optou em largar com pneus médios e, em teoria, tinha chances de ganhar tempo. Nono colocado no grid, o tricampeão mundial adotou um plano diferente dos principais concorrentes, que saíram com compostos macios. No entanto, Alonso tirou o máximo de sua Ferrari e acabou com qualquer pretensão dos rivais.

O pódio ainda teve Kimi Räikkönen, segundo colocado, e Lewis Hamilton, terceiro. O britânico largou na pole position e, nas últimas curvas, foi pressionado por Sebastian Vettel. O atual tricampeão mundial terminou a prova em quarto, mas lidera o Mundial com 52 pontos - três a mais do que Räikkönen. Alonso subiu para terceiro, com 43.

Hamilton se manteve na primeira posição na largada. Räikkönen saiu mal e foi ultrapassado pelas Ferraris de Alonso e Massa. Vettel, que adotou a estratégia de largar com pneus médios, permaneceu na nona posição.

Como Webber havia sido punido pela falta de combustível durante o treino de classificação e largaria em último, a equipe decidiu mexer no carro do australiano. A Red Bull trocou a caixa de marchas e o piloto saiu dos boxes com pneus macios. Logo ele parou para trocá-los por compostos médios e tentar uma corrida de recuperação.

Os carros da Ferrari tiveram um desempenho muito bom no início da prova. Alonso assumiu a liderança na quinta volta. Hamilton mal teve tempo de se recuperar; Massa também passou a Mercedes do britânico, que parou nos boxes na volta seguinte. Vettel também ganhava terreno e, antes dos pit stops, já aparecia em sétimo.

Os primeiros colocados que largaram com pneus macios pararam nos boxes entre a 7ª e a 9ª volta. Hulkenberg, Vettel e Button, que não trocaram os pneus neste intervalo, pularam para a ponta. Em ritmo forte, Alonso ganhou posições e aparecia em quarto. Vettel foi para seu pit stop na 15ª volta.

Na 17ª volta, Räikkönen tentou ultrapassar Sergio Pérez, mas o piloto da McLaren freou. O finlandês, que não evitou a batida e danificou a parte dianteira de seu carro, demonstrou irritação pelo rádio ao falar com sua equipe: "O que diabos ele está fazendo?".

Webber viu a corrida terminar na 18ª volta. O australiano havia batido na Toro Rosso de Jean-Éric Vergne e vinha lento pela pista. Ele não conseguiu chegar aos boxes, pois a roda traseira direita de seu carro se soltou. Alonso assumiu a liderança três voltas depois ao ultrapassar Button. Os dois pararam nos boxes na 24ª volta e Vettel pulou para primeiro.

Com rendimento melhor, Alonso reassumiu a ponta na 30ª volta ao passar Vettel, que ainda pararia nos boxes para colocar pneus macios. O espanhol abriu vantagem na ponta e não foi mais incomodado. Vettel pressionou Hamilton, mas não conseguiu ultrapassá-lo e ficou em quarto.

A próxima etapa da temporada será o GP do Bahrein, já na próxima semana.

UOL Esporte

Comentários