Parko vence mais uma

O australiano Joel Parkinson é o grande vencedor do Billabong Pro 2009, quinta etapa do ASP World Tour encerrada nesta quarta-feira (15/7) em Jeffreys Bay, África do Sul.

Pela vitória, ele faturou US$ 40 mil e 1.200 pontos no ranking da elite mundial, para isolar-se ainda mais na liderança.

Parko derrotou o norte-americano Damien Hobgood em uma final de poucas ondas. Como em todos os confrontos, o aussie abriu a disputa impondo seu ritmo e arrancou nota 9.47 logo de cara.

Dane Reynolds faz melhor atuação do evento. Foto: Kelly Cestari / ASP / CI via Getty Images.aproximava, então era importante garantir algo logo no início da final.

Me posicionei e encontrei uma boa logo de cara. Aproveitei que a parede abriu na minha frente e tentei tirar o melhor proveito disso, que acabou sendo crucial para a decisão", conta Joel Parkinson.

As séries demoravam a vir e o norte-americano tentou dar o troco na primeira oportunidade, que só veio depois de 21 minutos que a bateria já estava na água.

Ao fazer uso da prioridade, ele quebrou a onda com uma sequência
de batidas de backside em alta velocidade, mas conseguiu apenas 5.67.

As geladas e perfeitas direitas continuaram demorando. A cinco minutos para o término, mais uma onda veio para o australiano, que com uma forte manobra e dois floaters de frontside, arrancou 6.50, para deixar seu adversário em combinação.

Damien esperou pacientemente por sua onda e ainda conseguiu mais um 6.27. Mais ondas não vieram, o tempo acabou e o líder do ranking comemora sua terceira vitória nesta temporada, por 15.97 a 11.94.

"É uma honra vir aqui todos os anos. O lugar é mágico e muito bonito. É fácil ficar distraído com a beleza do local enquanto as ondas não vêm. Joel abriu as disputas com uma onda muito boa e nesse momento a única coisa que eu podia fazer era rezar para uma onda de 2,5 metros aparecer. Não é uma onda fácil para os goofy footers como eu, mas me sinto muito afortunado por ter feito esta final. É um grande resultado para mim", explica Damien Hobgood.

Há 10 anos, Parko conquistou sua primeira vitória no circuito mundial, justamente em J-Bay, quando em 1999 ele competia como wildcard.

"Nossa, dez anos passam muito rápido. Adorei vir aqui todos estes anos e as viagens têm sido sempre incríveis desde então. É um sentimento muito especial e tudo que posso dizer é que este evento é fantástico e quero vir aqui sempre enquanto puder", deseja o australiano.

As outras duas etapas vencidas este ano foram nas provas australianas iniciais do circuito, em Gold Coast e Bells Beach. Na terceira etapa do Tahiti, Parko ficou com a nona colocação e no Brasil ficou em terceiro.

Uma ótima campanha para quem busca o título mundial da temporada, porém nada está definido ainda e outros competidores têm chance de entrarem na briga.

Comentários