Serena salva match-point e pode fazer 4ª final das Williams

O esperado 21º encontro entre as Williams esteve muito próximo de não acontecer na edição 2009 de Wimbledon. Buscando fazer uma final do Grand Slam inglês com Venus pela quarta vez, Serena precisou batalhar por duas horas e 49 minutos e salvar até um match-point para superar a resistência de Elena Dementieva, batida por 6/7 (4-7), 6/4 e 8/6.

Com contornos dramáticos, o confronto poderia até ter sido encerrado em favor da russa com relativa facilidade. Afinal, ela vencera o primeiro set de forma brilhante no tie-break e tivera dois break points à disposição para abrir 5/3 no segundo - ambos foram salvos por bolas vencedoras da americana, um deles só assegurado após o aval do olho-eletrônico.

Após perder grande oportunidade, Dementieva teve mais uma na terceira parcial, em que chegou a liderar por 3/1 antes de ceder uma quebra de saque com erros não forçados. As dificuldades de Serena, porém, não pararam por aí, já que ela precisou salvar um match-point quando servia em 4/5, encaixando um voleio que tocou a fita antes de bater a russa, e sair de um 0-30 quando o fazia em 5/6.

No fim, o que mais pesou para a vitória de Serena foi o grande serviço, que lhe rendeu 16 aces somente a partir do segundo set. Quando o primeiro saque entrou em quadra, 80% dos pontos jogados foram ganhos pela ianque, sendo que esse índice chegou a um ápice de 88% no terceiro set.

Superando Dementieva, que esteve a apenas um ponto de anotar sua quarta vitória em nove encontro entre as rivais, a favorita passou à final de Wimbledon pela quinta vez na carreira.

Bicampeã da competição, ela pode enfrentar Venus na partida decisiva pela quarta oportunidade, caso sua irmã confirme o retrospecto na grama contra a número um do mundo, a russa Dinara Safina.

Comentários