Com reservas, Espanha enfrenta Taiti de olho em recorde histórico



















Elenco da seleção espanhola durante treinamento realizado no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira

A Espanha pode ultrapassar, nesta quinta-feira (20), sua marca histórica de goleadas. Isso porque a seleção de Vicente Del Bosque tem pela frente, no estádio do Maracanã, a partir das 16h, o time praticamente amador do Taiti, possível vítima de um placar superior aos 12 a 1 aplicados pelos europeus sobre Malta em 1983, nas eliminatórias para a Eurocopa do ano seguinte.

As apostas no país caminham para essa possibilidade. Por ali, as pessoas têm afirmado que os jogadores vão querer chegar ao 13º gol para mais uma vez entrarem para a história - e, depois disso, devem "tirar o pé". Independente disso, o certo é que tanto o público brasileiro quanto o grupo do Taití devem ficar decepcionados com um fator: Xavi, Iniesta e todo o elenco titular da equipe já estão confirmados como ausentes do jogo.

“Não é um menosprezo a ninguém, mas uma chance para todos se sentirem úteis”, disse Del Bosque em coletiva de imprensa, ressaltando que os 23 jogadores convocados por ele têm plena capacidade de vestir a camisa titular da Espanha.

De fato, a seleção que joga com o Taiti é um time com 10 reservas, mas com cara de titular. No gol, por exemplo, a equipe conta com o titular absoluto do Barcelona, Victor Valdés; na zaga, com Sergio Ramos, do Real Madrid - que joga em consequência do cartão amarelo recebido na estreia na Copa das Confederações por Piqué, com quem o técnico quer contar diante da Nigéria, no domingo (23).

“Temos que administrar melhor os minutos do elenco. Porque, para vencermos a Copa das Confederações, vamos ter ainda muitos adversários complicados”, afirmou Del Bosque.

Uma possível perda de popularidade entre os torcedores brasileiros que compraram ingresso para ver o time titular espanhol no Maracanã é a última das preocupações do treinador. Pior para os jogadores do Taiti, que sonham trocar suas camisas com os craques espanhóis. “Gosto de ver Xavi e Iniesta jogando”, disse Jonathan Tehau, autor do gol taitiano contra a Nigéria na estreia da competição.

Para Del Bosque, o mais importante para a Espanha é realmente não se complicar. “Todos já jogamos contra rivais fracos e o mais importante é mentalidade. É sempre difícil jogar contra os bons e contra os fracos”, disse, cauteloso.

Para o técnico do Taiti, Eddy Etieta, o pedido é para que a Espanha não force muito a barra. “Os jogadores já vão estar muito emocionados de estarem no Maracanã e jogando contra os campeões do mundo” disse ele, que deve repetir a escalação da equipe derrotada por 6 a 1, na segunda (18).

Uma coisa é praticamente certa. Se a Espanha golear, Iker Casillas deve trocar o toque do seu celular, que narra os doze gols da seleção espanhola marcados na quebra do recorde de 1983.

O provável time espanhol será formado por Victor Valdes; Azpilicueta, Albiol, Sérgio Ramos e Monreal; Cazorla, Javi Martinez e David Silva; Mata, Fernando Torres e David Villa.

Terra

Comentários