Protesto sufoca vitória do Brasil no mundo: "social mais forte que futebol"




















Multidão cercou acessos ao Estádio Castelão em manifestação antes do duelo da última quarta

As manifestações de cerca de 15 mil pessoas em Fortaleza, nas proximidades do Castelão, ganharam mais destaque no mundo do que a vitória brasileira por 2 a 0, contra o México, pela Copa das Confederações, na última quarta-feira. A imprensa mundial repercutiu as novas ondas de protestos do País, que atingem diretamente a disputa do torneio.

O site da rede de televisão americana CNN, por exemplo, dedicou sete parágrafos para o duelo e 12 às demonstrações que ocorrem tanto no Ceará quanto no resto do País. A emissora destacou ainda o engajamento de Neymar, maior estrela do futebol nacional. Ainda nos Estados Unidos, o jornal New York Times e o site USA Today, em notícias sobre a diminuição das passagens e em análises sobre os acontecimentos no País, lembraram as "dezenas de milhares" que cercaram o Castelão.

Também na América do Norte, o mexicano El Universal destacou a diminuição das passagens em São Paulo e no Rio de Janeiro "depois de outro dia de protestos em todo o Brasil incluindo uma marcha de manifestantes em torno da partida entre Brasil e México, em Fortaleza". Na América do Sul, o uruguaio El País, que vê sua seleção jogar contra a Nigéria em Salvador nesta quinta, lembrou os gritos de "um professor vale mais que um Neymar" nas redondezas do estádio.

Já na Europa, o italiano Corriere della Sera fez uma galeria com 26 imagens dos acontecimentos na capital do Ceará. Na França, o conhecido Le Monde classificou como "violentos" os confrontos em Fortaleza, citando o número de 25 mil pessoas nas ruas. Em uma análise, a publicação afirma que no Brasil "o social está mais forte que o futebol".

Os periódicos espanhóis foram outros que cederam grande espaço aos protestos. O Mundo Deportivo, que conta com repórteres seguindo Neymar na Copa das Confederações, cita que foram disputadas duas partidas em Fortaleza na última quarta: "uma dentro de campo e outra fora, pelas reinvindicações sociais”. Já o diário As mostra clara preocupação com a partida da Espanha contra o Taiti, nesta quinta, por conta de manifestações chamadas para o confronto.

O The Independent, do Reino Unido, destacou duas reportagens para o tema. Em uma, reportou o uso de gases e balas de borracha da polícia cearense, enquanto em outra lembrou que Pelé virou alvo de piadas após pedir aos brasileiros que "esqueçam as manifestações". Ainda no país, o site da rede de televisão BBC citou "confrontos antes do duelo entre Brasil e México". Já o Telegraph relatou o alerta do Ministério de Relações Exteriores britânico aos cidadãos do país que pensam em vir ao Brasil.

Terra

Comentários