Brasil deveria estar pronto para a Copa do Mundo, diz revista dos EUA



















Americanos lembram problemas em estádios inaugurados, como Maracanã, Mineirão e Fonte Nova

A versão digital da revista americana Sports Illustrated fez duras críticas à organização da Copa do Mundo de 2014 em texto divulgado nesta quarta-feira – exatamente um ano antes do pontapé inicial da competição. Em tom de cobrança, o veículo afirmou que o Brasil teria condições de superar problemas internos para entregar obras no prazo, de forma a realizar o Mundial do próximo ano com menos sustos.

“Se você acha que o tráfego infernal, as taxas de crimes e o frequente caos aéreo são ruins agora no Brasil, então imagine como será durante a Copa do Mundo”, relata o texto. “De 109 obras prometidas em 2010, entre estádios e infraestruturas, apenas 15 foram finalizadas (incluindo seis estádios), e muitas foram completamente canceladas, incluindo linhas de monotrilhos e redes de ônibus de diversas cidades. A um ano do início da competição, quarto sedes estão menos de 70% prontas”, completou.

A reportagem da Sports Illustrated ainda lembrou problemas de estádios já abertos, como Mineirão, Arena Fonte Nova e Maracanã. No primeiro, citou problemas “de proporções bíblicas” com a falta de água na abertura, lembrando o rompimento da cobertura do estádio baiano e da suspensão judicial do amistoso Brasil x Inglaterra no terceiro.

“Mesmo as coisas que estão prontas no prazo irão custar uma despesa formidável. O custo total da construção ou da reconstrução de estádio era originalmente de US$ 2,5 milhões; esta previsão agora chega a US$ 3,3 bilhões – e está aumentando”, critica a análise, que ainda lembra a disputa entre São Paulo e Corinthians para ter a sede paulista da competição.

Terra

Comentários