Irã vence Coreia do Sul e ambos comemoram classificação para Copa-14

Coreia do Sul e Irã comemoram juntos a classificação para a Copa do Mundo-2014. As duas seleções se enfrentaram nesta terça-feira em Ulsan e os iranianos venceram por 1 a 0. O Uzbequistão, que também tinha chances de se classificar de forma direta ao Mundial, goleou o Qatar por 5 a 1 de virada, mas terá que se conformar com a disputa da repescagem.

Algumas horas antes, a Austrália garantiu sua classificação para o Mundial ao derrotar o Iraque por 1 a 0 em jogo válido pelo grupo B das eliminatórias. O Japão já havia assegurado sua vaga de forma antecipada. Os dois primeiros colocados de cada chave têm vaga direta no Mundial; os terceiros colocados disputam a repescagem continental. O vencedor enfrenta o quinto colocado das eliminatórias sul-americanas.

O Irã terminou na liderança do grupo A das eliminatórias asiáticas com 16 pontos. Coreia do Sul e Uzbequistão somaram 14 pontos, mas os sul-coreanos levaram a melhor nos critérios de desempate. Os uzbeques esperam o resultado do jogo entre Omâ e Jordânia, pelo grupo B, para conhecer seu rival na repescagem continental.

Esta será a nona vez na qual a Coreia do Sul disputa uma Copa do Mundo, a oitava consecutiva. Já o Irã vai para seu quarto Mundial - já havia participado em 1978, 1998 e 2006.

A Coreia do Sul começou melhor, com um bom toque de bola. Os iranianos adotaram uma postura defensiva e praticamente não atacaram durante o primeiro tempo. O goleiro Rahman Ahmadi teve trabalho e quase fez bobagem ao sair do gol; Lee Myung-joo reclamou que foi derrubado, mas nada foi marcado.

O Irã voltou para a etapa final com uma postura mais ofensiva e foi recompensado. Aos 15min, Kim Young-gwon falhou ao dominar a bola e a entregou de presente para Reza Ghoochannejad, que chutou colocado para abrir o placar. A Coreia do Sul se lançou ao ataque e criou diversas oportunidades para empatar, mas sem sucesso. Mesmo assim, a vaga sul-coreana estava assegurada.

Já o Uzbequistão deu a impressão de que venceria o Qatar com facilidade, mas levou um susto. Jogando em casa, os uzbeques já haviam finalizado cinco vezes e obtido quatro escanteios em 15 minutos de jogo. O goleiro Ahmed Abonora se tornou a pedra no sapato dos donos da casa ao fazer grandes defesas.

O Qatar, que não havia dado sequer um chute a gol, surpreendeu o Uzbequistão em seu primeiro ataque. Aos 37min, Abdulqadir Ilyas abriu o placar para os visitantes; era uma excelente notícias para Coreia do Sul e Irã, já que o resultado classificava as duas seleções.

No segundo tempo, o Uzbequistão empatou aos 15min com Bahodir Nasimov e voltou a ter esperanças de se classificar de forma direta. Os donos da casa deslancharam e viraram com Oleg Zoteev, Nasimov, Odil Ahmedov e Ulugbek Bakaev, mas a goleada foi insuficiente.

UOL Esporte

Comentários