Alemanha levanta outra taça: conheça 5 joias do time campeão europeu sub-19

Alemães festejam gol de Hany Mukhtar, contra Portugal na final do Euro sub-19

Alemães festejam gol de Hany Mukhtar, contra Portugal na final do Euro sub-19

Menos de 20 dias depois da apoteose no gramado do Maracanã, o futebol alemão voltou a celebrar uma conquista internacional. Desta vez foram os garotos da seleção sub-19, que faturaram o Campeonato Europeu da faixa etária, batendo Portugal na decisão por 1 a 0 na última quinta-feira. Mais do que o resultado em si, a nova façanha dos tetracampeões mundiais deixa no ar a expectativa por mais uma geração vencedora.

A Alemanha venceu o torneio disputado na Hungria mesmo com uma série de baixas de jogadores de idade, desfalques em razão de lesão ou de impossibilidade de deixarem a pré-temporada de seus respectivos clubes. Nesta lista, nomes como os meias Max Meyer e Leon Goretzka, do Schalke 04, Timo Werner, atacante do Stuttgart, Niklas Süle, zagueiro do Hoffenheim, e finalmente Serge Gnabry, meia do Arsenal.

Os alemães se classificaram na fase de grupos com duas vitórias (Bulgária e Ucrânia) e um empate (Sérvia). Depois, antes da decisão com os portugueses, uma vitória incontestável por 4 a 0 sobre a Áustria na semifinal.

Apesar da formação 4-4-2, tratada hoje em dia como fora de moda, o time sub-19 da Alemanha mostrou semelhanças com a seleção de Joachim Low que se exibiu no Brasil. Os alemães venceram na Hungria mostrando alta posse de bola e pressão de saída de jogo. Nos últimos jogos a performance foi acompanhada de perto por Alexandre Gallo, coordenador das categorias de base da CBF.

Do elenco que conquistou o título do Europeu sub-19, uma curiosidade: nenhum jogador do Bayern de Munique. Mas, a julgar pelo comportamento de mercado dos últimos anos, o maior "predador" interno da Bundesliga provavelmente assediará algumas das novas revelações. O time com mais representantes foi o Hertha Berlim, com três atletas.

UOL Esporte

Comentários