Erros, acertos e triunfos para a final do Paulistão 2015





 












Logo após o término dos jogos desse domingo (19) entre Palmeiras x Corinthians e Santos e São Paulo, tivemos a definição das equipes melhores do estado que irão disputar o caneco de 2015. Muitos acreditam que a derrota deve-se ao fato da prioridade ser a Libertadores, onde o Majestoso agora será disputado no Morumbi na quarta-feira (22).

No entanto, analisando o final das duas partidas, vimos alguns erros de um lado e acertos do outro. Vamos para algumas análises:

Cansaço
Um dos fatores criticados pelo técnico Tite durante a semana é o calendário mal elaborado das competições. O Corinthians precisou remarcar dois jogos do estadual, pois as datas coincidiam com as da Libertadores. No lado São Paulo, a mudança de técnico e a busca pelo melhor entrosamento do elenco, que ainda não se encontrou em mais de dois anos juntos, prejudicou o desempenho da equipe.


Dúvidas
Desde o começo da temporada, a reformulação no Palmeiras e a crise financeira no Santos abalaram os jogadores e comissão técnica, a ponto de ser uma preocupação o ano de 2015. No entanto, o nível de futebol no Campeonato Brasileiro é bem maior do que vimos nos estaduais. Aliás, o nível esse ano foi péssimo para os times modestos no Paulistão, que não ameaçaram em nada a hegemonia paulista.


Acertos
Enquanto Corinthians e São Paulo passavam por apertos com improvisações e erros em definir as jogadas ao gol, Palmeiras e Santos aproveitavam os espaços e criavam chances mais reais de gols que os outros dois clubes. Tanto que saíram na frente do placar. Por um lado, o Santos teve força para definir o placar. O Palmeiras precisou de ajuda para conseguir, nos pênaltis, eliminar o adversário.


Prioridades
Não estou tirando o mérito de Santos e Palmeiras, mas Corinthians e São Paulo (esse último mais um pouco) estão preocupados com a Libertadores. Muitas equipes, até mesmo fora do estado de São Paulo, já fizeram isso em outros anos.

Comentários