Grandes nunca chegaram tão fácil à semi do Paulista. Números mostram isso














Corinthians, de Renato Augusto, é o melhor time do Paulista até a semifinal (Foto: Junior Lago/UOL)

Classificados à semifinal do Campeonato Paulista, todos com vitórias no fim de semana, os quatro clubes grandes de São Paulo nunca tiveram caminho tão tranquilo em seu estado como nesta edição. 

O aproveitamento de pontos conquistados de Corinthians, Santos, São Paulo e Palmeiras juntos é de 76% em 2015. Em 21 edições com formato de semifinal, os quatro grandes chegaram juntos em seis ocasiões, mas nunca com tanta facilidade. 

A evolução histórica desses números aponta para o interior paulista cada vez mais frágil em relação aos principais clubes do estado. Nos anos 80, o aproveitamento somado dos grandes variou entre 54% em 1987 e 58% em 1983. No fim do século passado, um novo panorama: 66% em 1999 e 68% em 2000. 

Mas, na era em que o Campeonato Brasileiro assumiu os pontos corridos, os grandes foram à semifinal com ainda mais facilidade. Tanto em 2009 quanto em 2010, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo tiveram aproveitamento médio de 70%. A distância não para de aumentar, conforme ilustra 2015. 

No próximo fim de semana, o Corinthians ainda invicto recebe o Palmeiras em Itaquera. Provavelmente na Vila Belmiro, o Santos pegará o São Paulo. Todos lideraram seus grupos do início ao fim e venceram os duelos pelas quartas de final. 

Em 52 confrontos de um grande paulista contra um pequeno, neste Estadual, só houve quatro situações em que o maior saiu derrotado. O Botafogo-SP bateu o São Paulo e derrubou Muricy Ramalho em Ribeirão Preto. O Red Bull Brasil surpreendeu o Palmeiras. E a Ponte Preta, único time do interior na Série A nacional, ganhou do Santos e do mesmo Palmeiras. 

UOL Esporte

Comentários