Derrota expressiva para o Santos escancara fraquezas do líder Corinthians

(Foto: Junior Lago/UOL)
















O Corinthians é líder do Campeonato Brasileiro, mas a expressiva derrota para o Santos na Copa do Brasil, na noite de quarta-feira, deixou feridas à mostra. Vencida por 2 a 0, a equipe do treinador Tite corre risco iminente de eliminação e ainda pode perder seu principal atacante na atualidade. Esse é o saldo da visita à Vila Belmiro, mas há outros problemas.

Com todo o returno do Brasileiro pela frente e ainda a necessidade de uma reação heroica para evitar a terceira eliminação na temporada, o Corinthians mostrou, diante do Santos, que também tem suas fraquezas. Algumas, fruto da falta de dinheiro em caixa. Outras, de seu próprio planejamento e limitações.

Jejum de gols e de vitórias em clássicos 

São duas derrotas e um empate contra o Santos. Uma derrota e um empate diante do São Paulo. Uma derrota e um empate, com direito a eliminação, nos duelos com o Palmeiras. O Corinthians não sabe o que é vencer um de seus rivais desde 8 de março e em mais da metade desses jogos sequer fez um gol. A soberania em clássicos, especialmente nos da capital, foi uma marca corintiana nos momentos bons dos últimos anos. 

Um prejuízo possível e enorme

Ainda não há confirmação, mas a fisionomia do médico corintiano Júlio Stancati e a forma como Luciano se machucou indicam que o problema em seu joelho direito pode ser grave. Tão ruim quanto é a falta de reposição: Vagner Love, Romero e Danilo, as alternativas, não fazem boa temporada. Pelo contrário...

Time que só joga em alta intensidade 

O Corinthians sofre quando não consegue impor seu ritmo às partidas e, se está fisicamente abaixo do adversário, raramente encontra outras estratégias de jogo. Sem muita velocidade do meio para a frente, raramente tem sucesso para jogar na base de contra-ataques e não consegue controlar as partidas com posse de bola. 

Refém da Arena Corinthians

Apesar de possuir o melhor aproveitamento como visitante do Brasileiro (53%), o Corinthians tem feito jogos ruins longe de Itaquera. Assim foi contra Santos, Avaí, São Paulo e Coritiba, os últimos quatro compromissos. Nem sempre dá para vencer sem convencer, como ocorreu em Florianópolis. 

Imaturidade dos novos titulares

Felipe, Uendel, Bruno Henrique, Malcom e Luciano, jogadores menos experientes do time titular, foram os piores em campo na Vila Belmiro e não atuaram nem próximos de seus melhores níveis. O zagueiro perdeu diversas jogadas para Ricardo Oliveira, Bruno foi atropelado por Lucas Lima, o melhor no clássico, e os dois atacantes foram inofensivos. Malcom, em especial, tem sentido o nível duro dos últimos jogos e feito apresentações ruins. 

Faltam opções para mudar as partidas

Tite parece não confiar nos reservas e, já há muito tempo, não consegue alterar o panorama das partidas com modificações. Vagner Love, Mendoza e Danilo, acionados na Vila Belmiro, pouco acrescentaram. Até mesmo o único reforço para o Brasileiro, o atacante Rildo, não conseguiu agradar desde sua chegada. Já o treinador, por sua vez, não conseguiu encontrar soluções entre os jogadores promovidos das divisões de base. 

UOL Esporte

Comentários