Saída de Pedro indica 'êxodo' de crias do Barcelona, analisa jornal

(Foto: Reprodução Twitter)


A transferência de Pedro para o Chelsea não prejudica apenas o elenco do Barcelona. Segundo a imprensa espanhola, a saída do atacante também enfraquece o modelo adotado pelo clube catalão, que se tornou exemplo na formação de atletas na última década.

Em reportagem especial, o diário Marca, de Madri, relembra a histórica partida contra o Levante. Naquele dia 25 de novembro de 2012, Martín Montoya substituiu o lesionado Daniel Alves e fez com que o Barcelona tivesse em campo 11 atletas formados pela La Masía, como é chamada a sua estrutura de formação de jogadores.

Na temporada 2013/2014, o Barça contava com 17 crias da base em seu elenco profissional, sendo oito titulares absolutos. Atualmente, apenas 11 de todo o plantel foram formados pelo clube.

Dentre eles, somente cinco podem se considerar minimamente titulares. Deste modo, a publicação destaca o êxodo dos "canteranos" azul-grenás, como são conhecidos os nomes revelados pela base do clube.

Se La Masía não tem revelado grandes nomes para o time principal durante a gestão do presidente Josep Maria Bartomeu, o Barcelona pelo menos conseguiu encher o caixa com as revelações.

Somando os valores obtidos com Cesc Fàbregas, Victor Valdés, Thiago Alcantara, Bojan, Jonathan dos Santos, Sanabria, Tello, Deulofeu, Montoya, Xavi, Adama e Pedro, a principal equipe da Catalunha obteve quase 90 milhões de euros (cerca de R$ 358 milhões, pela cotação atual das duas moedas). Uma quantia recorde para um dos maiores "celeiros de craques" do mundo.

ESPN

Comentários