Larissa e Talita se classificam para a Olimpíada de 2016 no vôlei de praia

(Foto: Divulgação/FIVB)















A pouco menos de um ano para o início dos Jogos Olímpicos de 2016, o Brasil conheceu nesta sexta-feira a primeira parceria que irá participar da competição. Larissa e Talita asseguraram a vaga ao se classificarem para a semifinal do Grand Slam da Polônia e contarem com a eliminação de Ágatha/Bárbara Seixas nas quartas de final. Assim, não poderão ser mais ultrapassadas no ranking da corrida olímpica.

Com a vaga nas semifinais, no pior dos cenários Larissa e Talita somariam mais 560 pontos na Polônia, atingindo 4.600. Como não disputaram o torneio de Stavanger, a dupla tem um descarte de zero ponto, e poderia repetir o descarte na etapa do Rio de Janeiro, mantendo no mínimo os mesmos 4.600 pontos.

Já Ágatha e Bárbara - campeãs mundiais neste ano - podem alcançar no máximo 4.480 pontos (caso sejam campeãs no Open do Rio) até o final da temporada, contando o descarte de seus piores resultados.

A corrida olímpica brasileira soma a pontuação obtida nos nove principais eventos do Circuito Mundial 2015 (cinco Grand Slams, três Major Series e Open do Rio). Os times descartarão os dois piores resultados ao longo da campanha. No masculino, Alison/Bruno Schmidt (ES/DF) e Evandro/Pedro Solberg (RJ) disputam a primeira vaga. As outras duas duplas de cada naipe que disputarão os Jogos de 2016 serão convocadas pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) em janeiro.

Larissa e Talia garantiram a vaga olímpica após derrotarem as canadenses Valjas e Broder por 2 sets a o (21-16 e 21-12). Neste sábado, na semifinal, enfrentarão as holandesas Sophie van Gestel e Jantine van der Vlist.

"Era um objetivo, fizemos um projeto e nos planejamos para chegarmos aos Jogos Olímpicos. Acreditamos muito nisso, abdicamos de muita coisa. Sabíamos que não seria fácil, e realmente não foi, mas valeu a pena cada esforço e suor. O principal foi que cada uma respeitou o limite da outra e estivemos juntas. Agora o trabalho continua pensando em 2016", afirmou Talita.

Tanto Larissa, quanto Talita participarão de uma olimpíada pela terceira vez em suas carreiras. 

Em 2008, Larissa atuou ao lado de Ana Paula e ficou na quinta colocação. Em 2012, ao lado de Juliana conquistou a medalha de bronze. Talia foi quarta colocada em 2008 atuando lado de Renata e ficou apenas no nono posto junto com Maria Elisa em 2012. 

A dupla chega com experiência de sobra em busca de medalhas no Rio de Janeiro. Esta será a terceira participação de Larissa nos Jogos Olímpicos. Em 2008, ao lado de Ana Paula (a então parceira Juliana sofreu uma lesão no joelho), a capixaba terminou na quinta colocação. Já em 2012, ao lado de Juliana, conquistou a medalha de bronze para o Brasil. Talita também tem duas edições no currículo: um quarto lugar ao lado de Renata, em 2008, e uma nona colocação ao lado de Maria Elisa, em 2012.

UOL Esporte

Comentários