Grandes espantarem zebra na Copa do Brasil é raro. Veja os "reis do vexame"



A Copa do Brasil 2015 chega às quartas de final com poucas surpresas e inverte a tendência da competição marcada por zebras históricas. Nesta temporada, nenhum dos 12 maiores times do País foi eliminado por equipes que não disputam a Série A do Campeonato Brasileiro.

O fato ocorre apenas pela sétima vez em 27 edições da Copa do Brasil. O Atlético-MG é o time com mais quedas diante de adversários fora da elite, com nove, seguido de perto pelo Botafogo, com oito. O Corinthians é o único invicto contra times de divisões inferiores (veja abaixo). 

O levantamento não leva em conta a eliminação de um dos 12 grandes para outro do mesmo grupo quando este estava em uma divisão abaixo, como, por exemplo o Corinthians em 2008 (então na Série B) ter passado pelo Botafogo (na Série A) nas semifinais.

Apenas uma vez, em 2000, oito times grandes se garantiram nas quartas de final. Na atual edição, o Figueirense conseguiu uma vaga entre os oito melhores depois de eliminar o Atlético-MG. Todos os outros sete clubes (Internacional, Fluminense, Grêmio, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco) fazem parte do grupo das 12 maiores equipes do Brasil. 

UOL Esporte

Comentários