Dieta sem pizza e treino econômico colocam tenista brasileira na elite

(Foto: Cristiano Andujar/Divulgação)















O ano de 2015 passou há pouco de sua metade, mas já é especial para Teliana Pereira. Em oito meses, a brasileira de 28 anos deu um salto gigante em sua carreira. Ganhou dois torneios da WTA e escalou da 106ª para a 50ª colocação do ranking, se colocando na elite do esporte. 

E a chave do sucesso está nas mudanças que a atleta fez em sua alimentação e na rotina de treinamentos. Cortou da dieta alimentos com glúten e diminuiu bastante o consumo de pizzas. Passou também a ficar menos tempo em quadra para não castigar o joelho direito, que já a fez passar por duas cirurgias (em 2009 e 2010), e foi o responsável por deixá-la afastada dos torneios entre setembro de 2014 e janeiro de 2015. 

"No fim do ano passado, fiquei três meses parada sem nem treinar por causa de dores no joelho e fui consultar um nutrólogo no Rio de Janeiro, o Dr. Rafael. Ele disse que eu estava um pouco gordinha e precisava afinar. Descobri que tinha intolerância a lactose e a glúten. Não cortei 100% do glúten, mas passei a fazer mais parte de suplementação, com muito cálcio e vitamina. Eu gosto muito de massa e comia muita pizza. Agora, como a cada dois, três meses", conta.

"Quando fui me consultar, estava com 64 quilos. Agora estou com 61 e o ideal é ficar no máximo com 62. Claro que não é fácil controlar, procuro não ficar muito bitolada com isso. Mas hoje, quando entro em quadra, me sinto muito mais leve", contou Teliana, que no último dia 1º conquistou o título do WTA de Florianópolis - o segundo da temporada, após triunfar em Bogotá (COL) em abril. Na época, quebrou um jejum de 27 anos sem títulos do Brasil na elite. 

Por causa das dores recorrentes no joelho, Teliana agora tem se poupado mais nos treinos para não forçar tanto o local. 

"Cada vez mais, vou adotando uma maneira mais econômica de trabalhar. Fico cada vez menos em quadra, vou me cuidando mais fisicamente, pois todo jogo é uma pauleira, não tem mais jogo mole. Com estas lesões, não posso ficar mais dez horas correndo na quadra atrás da bolinha como fazia quando era mais nova", disse.

Mas mesmo esta economia não é capaz de livrá-la completamente das dores, que quase a fizeram desistir do torneio de Florianópolis.

"Na semana anterior, eu havia abandonado uma partida em Bad Gastein (AUT) e cheguei a Florianópolis sem saber se ia jogar. Tinha quase certeza de que não conseguiria, pois o joelho estava muito ruim. Mas fiz fisioterapia, tomei remédio. Foi uma semana de superação", completou Teliana, que se prepara agora para a disputa do Aberto dos Estados Unidos, a partir de 31 de agosto.  

A brasileira quer aproveitar a segunda metade da temporada para subir ainda mais no ranking mundial. E, como jogou apenas quatro torneios neste mesmo período em 2014, tem poucos pontos a defender. 

"O objetivo que coloquei para mim era terminar o ano no Top 50. Já consegui chegar lá e espero aproveitar o fim do ano para melhorar ainda mais", afirmou.

UOL Esporte

Comentários