"Sem arrependimentos" um ano após polêmica, Rosberg tenta mudar campeonato

(Foto: SRDJAN SUKI/EFE)















Era apenas a terceira volta do GP da Bélgica de 2014: Nico Rosberg havia largado na pole position, mas fora superado por Lewis Hamilton. Em uma tentativa de ultrapassagem forçada, o alemão tocou com a asa dianteira no pneu traseiro da Mercedes do companheiro. Acabou com a corrida dos dois, entregando a vitória no colo de Daniel Ricciardo, da Red Bull. E deu início a uma crise interna na equipe.

A reação dos chefes foi quase instantânea. Niki Lauda classificou o episódio como "inaceitável", deixando claro que a equipe não aceitaria que seus pilotos assumissem tantos riscos, especialmente nas primeiras voltas de uma corrida que deveria ser dominada pela Mercedes. A situação só piorou quando Rosberg afirmou, durante a reunião com os engenheiros – e o próprio Hamilton – que não se arrependia e que tinha forçado a manobra para "provar um ponto de vista."

A atitude do alemão acabou lhe custando uma punição interna, que nunca ficou esclarecida. A partir dali, o piloto cometeu erros e acabou perdendo o campeonato para Hamilton na última etapa. "Foi duro naquele momento, mas não me arrependo", afirmou Rosberg, de volta a Spa-Francorchamps para a etapa deste final de semana. "Não vou entrar em detalhes, mas aprendi muitas coisas, o que mudou minha abordagem. Mas já está tudo muito claro."

Há um ano, Rosberg chegava com 11 pontos de vantagem à primeira etapa da segunda metade do campeonato, após Hamilton ter sofrido uma série de problemas em classificações, capitalizada pelo alemão. O cenário não poderia ser mais diferente um ano depois: Hamilton tem a vantagem, não apenas na pontuação – 21 pontos – como também em performance. Em classificações, bateu Rosberg em nove das dez provas disputadas até aqui.

Mesmo assim, o vice-líder acredita que está no caminho certo. "Só preciso continuar forçando da maneira que estou fazendo e as coisas vão caminhar de forma um pouco diferente. São 21 pontos mas, em determinados momentos na última corrida, eu estava liderando o campeonato, foi muito apertado. O que eu acho que preciso fazer é seguir trabalhando, vencendo corridas e acredito que posso descontar [a vantagem]."

Até por tudo o que aconteceu ano passado, psicologicamente uma vitória em Spa seria importante para as chances de Rosberg. Nos primeiros treinos livres, o alemão superou Hamilton e salientou que "é melhor começar desta maneira, porque a tendência agora é ele copiar meu acerto." A classificação para o GP da Bélgica começa às 9h pelo horário de Brasília.

UOL Esporte

Comentários