Rosberg comanda treinos mesmo após estouro de pneu e rodada espetacular

(Foto: Reprodução/Twitter)
















À caça do líder do campeonato da Fórmula 1, Lewis Hamilton, Nico Rosberg voltou das férias da categoria demonstrando força: o alemão da Mercedes liderou as duas sessões de treinos livres desta sexta-feira na Bélgica e fechou o dia 0s3 mais veloz que o companheiro.

O vice-líder da tabela ainda roubou a cena na parte final de treino, quando fazia sua simulação de corrida, com mais combustível: seu pneu traseiro direito estourou de maneira espetacular em plena reta, fazendo o alemão rodar e gerando grande preocupação na Mercedes. Rosberg conseguiu evitar o muro, mas causou a interrupção do treino. Os replays demonstraram que o pneu veio se desfazendo lentamente, mas o piloto seguiu acelerando. O treino chegou a ser recomeçado, mas foi novamente interrompido, desta vez por uma batida forte de Marcus Ericsson, após um erro. O companheiro de Felipe Nasr saiu ileso. 

Mostrando um bom rendimento da Red Bull, Daniel Ricciardo ficou em terceiro, sendo o único a ficar a menos de um segundo de Rosberg. Felipe Nasr mostrou evolução da Sauber com o nono lugar e Felipe Massa não conseguiu fazer uma boa volta com os pneus macios e fechou apenas em 16º.

Rosberg, que teve problemas no câmbio na primeira sessão mas, ainda assim, foi o mais rápido, tomou a ponta logo no início, seguido por Daniel Ricciardo. As duas Red Bull superaram Hamilton enquanto todos estavam com os pneus médios, os mais duros deste final de semana.

A performance da Red Bull inicialmente seria uma surpresa, uma vez que a equipe vem sofrendo com a falta de potência do motor Renault e Spa é uma pista de alta velocidade. Mas o time costuma buscar um caminho diferente no acerto e conseguiu vencer três provas nos últimos quatro anos na Bélgica, inclusive ano passado, com o próprio Ricciardo.

Também com os pneus médios, as Williams começaram a escalar o pelotão, entrando no top 8. O time, que geralmente tem um rendimento tímido nas sextas-feiras, acredita que este pode ser um final de semana positivo devido às características da pista.

Após a primeira meia hora de treino, Vettel foi o primeiro a colocar pneus macios e subiu para ponta. Porém, Rosberg logo demonstrou o poderio da Mercedes e foi 1s4 mais rápido que o alemão. A volta do tetracampeão da Ferrari mostrou-se ruim: ele foi superado até pelas Sauber, com Ericsson à frente de Nasr, e levou meio segundo do companheiro Raikkonen.

Por outro lado, a volta de Rosberg foi boa o bastante para que Hamilton, mesmo fazendo algumas tentativas, não conseguisse ficar a menos de 0s3. O líder do campeonato, que tem 21 pontos a mais que o companheiro de Mercedes, teve de se contentar com o segundo posto.

As McLaren, por outro lado, só ficaram à frente das Manor, com os pilotos demonstrando dificuldade com o equilíbrio do carro.

Os carros voltam à pista para a última sessão de treinos livres, no sábado, às 6h. A classificação começa às 9h, mesmo horário da largada, no domingo. Todas as sessões terão transmissão pelo Placar UOL Esporte.

Confira os tempos da segunda sessão de treino livre do GP da Bélgica
1º Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 1min49s385
2º Lewis Hamilton (ING/Mercedes) +0s302
3º Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) +0s751
4º Daniil Kvyat (RUS/Red Bull) +1s014
5º Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) +1s076
6º Nico Hulkenberg (ALE/Force India) +1s1076
7º Romain Grosjean (FRA/Lotus) +1s104
8º Marcus Ericsson (SUE/Sauber) +1s324
9º Felipe Nasr (BRA/Sauber) +1s543
10º Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) +1s555
11º Sergio Perez (MEX/Force India) +1s586
12º Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso) +1s652
13º Max Verstappen (HOL/Toro Rosso) +1s732
14º Valtteri Bottas (FIN/Williams) +1s865
15º Pastor Maldonado (VEN/Lotus) +1s932
16º Felipe Massa (BRA/Williams) +2s203
17º Jenson Button (ING/McLaren) +2s469
18º Fernando Alonso (ESP/McLaren) +3s185
19º Will Stevens (ING/Manor) +4s680
20º Roberto Merhi (ESP/Manor) +4s868

UOL Esporte

Comentários