Morte de Bianchi "chacoalhou" os pilotos da F-1, admite Felipe Nasr

A primeira morte com a qual a atual geração da Fórmula 1 teve de conviver "chacoalhou" os pilotos, revelou o brasileiro Felipe Nasr. A perda de Jules Bianchi, morto mês passado após nove meses em coma como consequência de um acidente sofrido no GP do Japão do ano passado, fez com que os assuntos relacionados ao aumento da segurança na categoria ganhassem força.

"O acidente com o Bianchi deu uma chacoalhada em todo mundo: pilotos, a categoria, a FIA em si, acho que todo mundo abriu o olho", revelou Nasr, que faz sua temporada de estreia, ao Motorsport.com. "Acredito que os pilotos, desde o acontecimento, se uniram ainda mais."

Um dos amigos mais próximos de Bianchi no grid, Felipe Massa também acredita que o acidente do francês mudou a forma como a questão do perigo é encarada.

Além disso, nas discussões entre pilotos, ambos admitem que o tema está mais presente:"Após o acidente o assunto 'segurança' entrou em pauta mais vezes. Acho que hoje em dia os carros de Fórmula 1 são seguros. O importante é que as coisas sejam feitas para que não aconteça de novo um acidente tão estúpido como aconteceu", disse o brasileiro.

A morte de Bianchi, que tinha 25 anos e era considerado uma grande promessa, foi a primeira na Fórmula 1 desde a fatalidade de Ayrton Senna, há 21 anos. Sob chuva e com baixa visibilidade, o francês perdeu o controle de sua Marussia em uma área de bandeira amarela, saiu da pista, e colidiu violentamente contra um trator que fazia a remoção do carro de Adrian Sutil, que também escapara no mesmo trecho.

O relatório da Federação Internacional de Automobilismo apontou que o piloto não diminuiu suficientemente a velocidade no trecho de bandeira amarela. Por conta disso, foi implementado um novo sistema que obriga os pilotos a tirarem o pé em situações de perigo. Trata-se do Safety Car Virtual: quando há uma situação de perigo na pista, os pilotos recebem em seu painel a indicação do tempo de volta máximo no qual podem andar. Quem estiver mais rápido é punido com o acréscimo de, pelo menos, 5s.

UOL Esporte

Comentários