Especial - Fórmula 1 busca novo prestígio para temporada 2016

Renault foi a primeira equipe a lançar o carro de 2016 (Foto: Renault/Divulgação)


A Fórmula 1 está de volta! Depois do descanso das férias de fim de ano, no dia 20 de março a competição retorna com o primeiro Grande Prêmio, que acontecerá na Austrália. Como todo fã do automobilismo deve saber, 2015 foi novamente dominado pela Mercedes com Lewis Hamilton e Nico Rosberg.

Para 2016, algumas mudanças aconteceram no regulamento – como acontecem todos os anos – além do retorno da Renault ao grid. Além disso, a Haas também ingressou ao grid após ser anunciada em 2015 como nova equipe da Fórmula 1. A novata é mais conhecida por  Stewart-Haas Racing, que disputa a Nascar.

Ao todo serão 11 escuderias na pista (Ferrari, Mercedes, Williams, Toro Rosso, Red Bull, Renault, Manor, Haas, Force India, McLaren e Sauber), cada uma com 2 pilotos principais. 

Ferrari
Sebastian Vettel
Kimi Raikkonen

Renault
Kevin Magnussen
Jolyon Palmer

Williams
Felipe Massa
Valtteri Bottas

Mercedes
Lewis Hamilton
Nico Rosberg

Force India
Nico Hülkenberg
Sergio Perez

Sauber
Marcus Ericsson
Felipe Nasr

Manor
Pascal Wehrlein
Rio Haryanto

Toro Rosso
Max Verstappen
Carlos Sanz

McLaren
Fernando Alonso
Jenson Button

Red Bull
Daniel Ricciardo
Daniil Kvyat

Haas
Romain Grosjean
Esteban Gutierrez

Red Bull vai em busca de novas vitórias em 2016 (Foto: Reprodução)

A temporada tenta trazer o prestígio dos grandes anos da categoria. As várias reclamações como a monotonia das provas, poucas ultrapassagens e a mudança no som dos motores foram algumas das várias reclamações ventiladas nos bastidores e discutidas entre os mais apaixonados. Por outro lado, o calendário de 2016 está inchado, o que fez a FIA antecipar o começo da modalidade.

Grandes Prêmios de 2016 (Horário de Brasília)

20 de Março: GP da Austrália, às 02h

3 de Abril: GP do Bahrein, às 12h

17 de Abril: GP da China, às 03h

1 de Maio: GP da Rússia, às 09h

15 de Maio: GP da Espanha, às 09h

29 de Maio: GP de Mônaco, às 09h

12 de Junho: GP do Canadá, às 15h

19 de Junho: GP da Europa, às 10h

3 de Julho: GP da Áustria, às 09h

10 de Julho: GP da Grã-Bretanha, às 09h

24 de Julho:GP da Hungria, às 09h

31 de Julho: GP da Alemanha, às 09h

28 de Agosto: GP da Bélgica, às 09h

4 de Setembro: GP da Itália, às 09h

18 de Setembro: GP de Cingapura, às 09h

2 de Outubro: GP da Malásia, às 04h

9 de Outubro: GP do Japão, às 02h

23 de Outubro: GP dos EUA, às 17h

30 de Outubro: GP do México, às 17h

13 de Novembro: GP do Brasil, às 14h

27 de Novembro: GP de Abu Dhabi, às 11h

Williams mantém pintura para o carro de Bottas e Massa (Foto: Reprodução)


Mudanças no regulamento

- Qualquer piloto que fizer com que uma largada seja abortada, mesmo que consiga sair do grid, terá de largar dos boxes. O mesmo processo será aplicado em uma relargada após uma bandeira vermelha em que pilotos sejam direcionados aos boxes.

- Os carros agora deverão contar com todos os equipamentos de segurança do cockpit exigidos também durante os testes, tais como os da cabeça do piloto, o 'padding' e a facilidade de remoção do piloto.

- Todas as fornecedoras de motor (Ferrari, Honda, Mercedes e Renault) deverão entregar as especificações iguais, tanto para os times clientes, quanto para as equipes de fábrica. Somente unidades de potência que sejam idênticas às unidades de potência que foram homologadas pela FIA em concordância deste regulamento.

- Cada equipe terá liberdade de escolher dois das três opções de pneus slicks (para pista seca) que serão disponibilizadas pela Pirelli. Parceiros de equipe poderão optar por compostos diferentes. A menos que pneus intermediários (verde) ou chuva (azul) sejam utilizados, o piloto deve usar pelo menos duas especificações diferentes de pneus slicks (para pista seca) - pelo menos um deles deve ser o escolhido pelo fornecedor de pneus.

- O Safety Car Virtual (VSC) agora pode ser usado em sessões de treinos livres e treinos classificatórios, bem como nas corridas, a fim de reduzir interrupções nas sessões, enquanto que a abertura da asa móvel (DRS - Drag Reduction System) irá agora ser reativada imediatamente após um período de VSC (Safety Car Virtual).

Ferrari continua a perseguição pelo primeiro lugar na temporada (Foto: Reprodução)

O Blog do Esporte está mais um ano acompanhando a modalidade, em especial no desempenho dos dois brasileiros. Fiquem ligados!

Comentários