Corinthians se explica sobre investigações do “Itaquerão”



Para quem acompanha o noticiário sobre as investigações da Lava Jato, está sabendo que a nova fase prendeu outros suspeitos de aliança da Odebrecht que estariam envolvidos em propinas utilizadas na construção da Arena Corinthians, no bairro de Itaquera, em São Paulo.

Segundo o que consta na mídia, um aliado de Andrés Sanchez, na época presidente do alvinegro, estaria envolvido em propinas distribuídas em construção da Odebrecht. Também foi descoberto que a construtora estaria fazendo esses “procedimentos” desde 1980. 

No entanto, o clube paulista se prontificou a esclarecer tudo o que envolve o nome do clube na construção da arena. Em nota divulgada na noite da última terça-feira (22), o time informou: 

O SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA vem a público, por meio da presente NOTA OFICIAL, esclarecer que:

1. Até o momento, o SCCP ainda não assinou o Certificado de Aceitação Final da Obra (CAF) da Arena Corinthians, o que significa dizer que a Obra não foi, inclusive contratualmente, dada por concluída pelo SCCP;

2. O SCCP solicitou e recebeu Relatório de Acompanhamento da Obra das empresas de arquitetura para confrontação entre o contratado pelo Clube e o efetivamente executado pela construtora; Relatório este que já foi enviado à construtora para que preste esclarecimentos;

3. O SCCP vem executando uma verificação de engenharia com profissionais técnicos e independentes, e encontra-se na fase final da contratação de uma auditoria completa em relação às áreas de elétrica, hidráulica, TI e infraestrutura total da Arena Corinthians;

4. Os valores correspondentes a itens previstos no Contrato de Construção – EPC e que não tenham sido realizados pela construtora serão objeto de abatimento junto ao SCCP, estando os mesmos, ainda, em fase de verificação final, observando-se que servirão de motivação para o ressarcimento dos prejuízos causados à Arena Corinthians e, consequentemente, ao Clube;

5. O Sport Club Corinthians Paulista atesta por meio desta que quaisquer irregularidades ou desvios de conduta, constatados por autoridades ou não, serão devidamente apurados, e a Instituição tomará todas as providências a si cabíveis para punir os responsáveis, bem como diligenciar para que todos os prejuízos causados ao Clube e à Arena Corinthians sejam ressarcidos.

O que for justo e correto, sempre será a busca do Corinthians, em respeito ao seu torcedor e ao Brasil.

São Paulo, 22 de Março de 2016

Minha posição é de que o clube serviu de comissão de frente para mais um capítulo de propina da construtora. Enquanto o Corinthians se orgulhava de construir sua própria casa, a Odebrecht lucrava mais do que devia nos bastidores. Não e a toa que o custo da arena aumentou várias vezes até sua conclusão para a Copa do Mundo de 2014.

No mais, o clube é mais uma vítima dos escândalos ocorridos no governo desde entendemos o significado de corrupção. Por isso, não julguem sem saber. O clube foi mais uma vítima da grande politicagem brasileira.

Comentários