Guardiola reverencia Cruyff e diz: 'Messi é o melhor aluno dele'

(Foto: AFP PHOTO/ LLUIS GENE)


Pep Guardiola considera Lionel Messi o exemplo mais bem sucedido de como Cruyff idealizava um jogador. Cruyff, que morreu na quinta-feira em decorrência de câncer de pulmão, insistia na tese de que um atleta não precisava correr muito, mas preencher os espaços de forma objetiva.

"Messi, por exemplo, é o que menos corre e isso faz dele o melhor aluno de Cruyff. Não há nada que se possa comparar com o que Cruyff fez pelo futebol", disse Guardiola, à rede de notícias Rac1.

"[Cruyff] era uma pessoa especial, porque nos dizia que jogávamos mal porque corríamos exageradamente. Tudo o que ele havia escutado em toda a sua carreira não servia de nada. Ele explicava o contrário para nós", prosseguiu.

O atual técnico do Bayern de Munique reverencia Cruyff. Guardiola disse que o futebol ofensivo praticado pelo Barcelona é uma herança do ex-jogador holandês.

Guardiola afirma que sua evolução como treinador se deve aos ensinamentos de Johan Cruyff, com quem trabalhou no Barcelona. Os dois trabalharam juntos no time espanhol.

"Cruyff mudou os clubes. Ele não apenas mudou o Ajax [que ganhou títulos europeus nos anos 70 com Cruyff atuando em campo], mas também o Barcelona, assim como as seleções da Espanha e Holanda", comentou Guardiola.

UOL Esporte

Comentários