Governo oficializa saída de Hilton e anuncia ministro interino do Esporte

(Foto: Sergio Lima/Folhapress)


Em despacho desta quarta-feira (29), o governo federal oficializou a nomeação de Ricardo Leyser (PCdoB), ex-secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, para o comando do Ministério do Esporte, de maneira interina. Ele substituirá George Hilton (PROS), deputado federal que ocupava a pasta desde o início do ano passado.

A efetivação de Leyser já estava definida desde o dia 23 de março. A nomeação estava nas mãos da presidente Dilma Rousseff (PT), que ainda não havia oficializado a ascensão dele ao comando da pasta. Hilton, que se recusou a renunciar e ainda não havia tido destituição publicada em Diário Oficial, seguia dando expediente.

Leyser é funcionário do Ministério do Esporte desde a década passada. Foi figura central nos Jogos Pan-Americanos de 2007 e na candidatura bem-sucedida do Rio de Janeiro ao posto de sede das Olimpíadas de 2016.

No mandato do ministro Aldo Rebelo (PCdoB), Leyser ocupou a secretaria de alto rendimento. Foi promovido ao posto de secretário-executivo do Ministério do Esporte no início da gestão de George Hilton, mas acabou exonerado em novembro de 2015 por questões políticas.

Como secretário-executivo, Leyser era o principal interlocutor do Ministério em questões relacionadas à Rio-2016. Um dia depois de ter sido exonerado, voltou a ocupar a secretaria de Esporte de Alto Rendimento.

Radialista e deputado federal eleito pelo PRB, o mineiro George Hilton foi anunciado em dezembro de 2014 como novo ministro do Esporte. Ele assumiu o cargo em janeiro do ano seguinte.

No dia 16 de março, o PRB emitiu nota oficial dizendo que os deputados da legenda haviam decidido unanimemente deixar a base do governo Dilma Rousseff. Por causa disso, o partido colocou à disposição o comando do Ministério do Esporte.

Hilton foi pressionado a deixar o cargo, mas preferiu trocar de partido. Filiou-se ao PROS no último dia de janela para mudança de legenda e pavimentou caminho para seguir no comando do Esporte – a sigla escolhida por ele integra a base aliada do governo.

Seguir no Ministério do Esporte tinha relevância especial para Hilton por causa de suas aspirações políticas. O atual responsável pela pasta tem ideia de concorrer a uma vaga no Senado na próxima eleição, em 2018, e ter uma posição de destaque nos Jogos Olímpicos de 2016 ajudaria a angariar capital político.

No dia 23 de março, contudo, Hilton foi demitido. Segundo o blog do jornalista Daniel Brito, o PRB, antigo partido dele, reaproximou-se do governo federal e selou um acordo de cooperação com Dilma Rousseff. Como parte do acerto, retomou o Ministério que havia deixado.

Horas depois, na mesma data, o PRB disse que defendia uma postura independente e não confirmou se havia pedido de volta os cargos no Esporte. Interinamente, o comando da pasta foi ocupado por Ricardo Leyser.

A confirmação de Ricardo Leyser como ministro interino do Esporte foi feita por meio de comunicado oficial da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Confira a nota completa:

A presidenta da República, Dilma Rousseff, informa que o ministro de Estado George Hilton deixará, a pedido, o Ministério do Esporte.

Assumirá em seu lugar, como ministro interino, o sr. Ricardo Leyser Gonçalves, ex-secretário executivo e atual secretário nacional de Esporte de Alto rendimento do Ministério.

A presidenta da República agradece o Ministro George Hilton pelo seu trabalho e dedicação.

UOL Esporte

Comentários