Brasileiros testam stress pós-nocaute no UFC 102

Depois de terem ido a nocaute pela primeira vez na carreira de vale tudo, os brasileiros Antonio Rodrigo "Minotauro" Nogueira e Thiago Silva voltam ao octógono do UFC neste sábado, pela disputa da edição de número 102 do evento, que será realizado em Portland, nos Estados Unidos.

Na luta principal da noite, Minotauro enfrentará o veterano Randy Couture, 46 anos, em duelo de ex-campeões dos pesos pesados. Assim como o brasileiro, que perdeu o cinturão interino contra Frank Mir em dezembro, o americano vem de derrota para Brock Lesnar, atual campeão da categoria.

O primeiro nocaute em sua carreira de 31 vitórias e cinco derrotas deixou Minotauro em alerta. O lutador reconhece que não se preparou adequadamente para enfrentar Frank Mir e, para não ser surpreendido novamente, garante ter feito a melhor sequência de treinos de sua carreira.

"Me preparei um pouco mais do que o costume. Estou preparado para lutar onde ele que quiser", avisa o brasileiro, que tem jiu jitsu como seu ponto forte e ganhou 19 de suas lutas no vale tudo por finalização. Por isso, Couture, especialista em wrestling, disse que vai tentar manter a luta longe do chão.

O vencedor do confronto ganhará créditos para um possível desafio pelo cinturão dos pesos pesados, que estará em jogo no UFC 106, quando Brock Lesnar encara Shane Carwin. Uma outra opção para Minotauro é uma revanche contra Frank Mir. "Ele me pegará em uma situação melhor", avisa.

Uma luta antes de Minotauro x Couture, outro brasileiro com stress pós-nocaute entrará no octógono. Thiago Silva levou a maior surra de sua vida em janeiro, quando perdeu no primeiro round depois de uma sequência de socos de Lyoto Machida, atual campeão do peso meio-pesado do UFC.

O brasileiro, que tem um retrospecto de 13 vitórias e só uma derrota, reconhece que viveu uma fase difícil depois do nocaute que lhe deixou desacordado. "Eu não dormi por muitas noites. Minha mulher foi fantástica e meu deu total apoio. Se ela não tivesse paciência poderia ter sido ainda pior. Com ela, depois de alguns dias pude enfrentar a tempestade", disse.

Um fato importante na recuperação de Thiago foi a conquista o cinturão de seu algoz Lyoto, que derrotou Rashad Evan em maio também de forma arrasadora. "Eu dei meu máximo, eu dei tudo de mim e caí inconsciente. Os erros que eu cometi com ele não se repetirão", avisa o brasileiro, que promete não mudar seu estilo agressivo de luta.

O adversário de Thiago também vem de derrota. Keith Jardine perdeu para Quinton "Rampage" Jackson e também encara a luta como uma chance de recuperação para não ficar relegado na categoria mais disputada do UFC.

Rei das finalizações

Com 10 vitórias e nenhuma derrota no vale tudo, outro brasileiro, Demian Maia, também participará do UFC 102. Enfrentará o americano Nate Marquardt e uma vitória o credenciará para brigar pelo cinturão do peso médio, que pertence ao compatriota Anderson Silva.

Com oito finalizações em sua carreira, Demian é considerado um dos melhores lutadores no chão da atualidade e vem de vitórias no primeiro round contra Chael Sonnen e Nate Quarry.

Comentários