McLaren cobra Kovalainen, mas nega estudar substituto

A McLaren já nem faz mais questão de esconder: Heikki Kovalainen precisará mostrar mais resultados caso queira permanecer em Woking na próxima temporada da Fórmula 1. Nesta quarta-feira, o chefe da equipe, Martin Whitmarsh, admitiu ter realizado uma reunião com o piloto na qual lhe expôs esse cenário de pressão para o fim de 2010.

"Como um jogador do time, Heikki está fazendo um trabalho fantástico, mas em sua própria avaliação ele não tem corrido tão bem quando nós e ele gostaríamos", disse Whitmarsh. Esta é a segunda vez que Kovalainen é pressionado publicamente por seus chefes - no início de junho quem havia cobrado evolução fora o diretor esportivo da Mercedez-Bens, Norbert Haug.

Na verdade, pouco tempo antes de desferir essa declaração à imprensa o substituto de Ron Dennis havia conversado com o próprio piloto sobre o assunto, em uma reunião nesta manhã na fábrica de Woking. "Eu estava falando francamente com ele agora há pouco. Muitos de nós queríamos ver Heikki conseguir melhores resultados neste ano, o que garantiria sua permanência. Esse é certamente o nosso desejo".

Com nove pontos somados até aqui neste Mundial, Kovalainen nem tem sido batido tão tranquilamente por Hamilton (19) como o foi no ano passado, quando a diferença de pontuação entre os parceiros foi de 45 tentos. Segundo Whitmarsh, o finlandês pode começar a virar esse jogo já no Grande Prêmio da Europa, no qual terá uma McLaren capaz de brigar pela vitória. "Seu objetivo indo a Valência neste fim de semana é vencer, o que ele pode atingir", disse.

Por fim, o chefe ainda negou veementemente que já tenha conversado com algum candidato a substituir o compatriota de Kimi Raikkonen. "Especulações são normais, mas posso confirmar que, ao contrário do que já apontaram, não estamos falando com nenhum piloto neste momento". Entre tais boatos, o nome mais forte é o de Nico Rosberg; o jovem atualmente na Williams poderia satisfazer o desejo da Mercedes de ver um alemão guiando para a escuderia da qual é parceira.

Comentários