Barcelona bate "legião brasileira" e leva 2º título da temporada

Campeão da Supercopa da Espanha no último domingo, ao superar o Athletic Bilbao, o Barcelona faturou na tarde desta sexta-feira o seu segundo título deste início de temporada. Contra a "legião brasileira do Shakhtar Donetsk, atual campeão da Copa da Uefa (atual Liga Europa), o time vencedor da Liga dos Campeões venceu por 1 a 0, com gol marcado no segundo tempo da prorrogação, e faturou a Supercopa da Europa no Estádio Louis II, em Mônaco, na França (Assista aos gols no no link abaixo).

Apesar dos investimentos do milionário Real Madrid e a nova era "galáctica" no rival, o time catalão surge novamente como grande equipe da temporada 2009/2010. Com a taça levantada nesta tarde, o clube coleciona cinco sob o comando do técnico Pepe Guardiola. Antes, havia vencido a trípilie coroa da temporada passada (Copa do Rei, Campeonato Espanhol e Liga dos Campeões).

O animador início de temporada também mantém viva a esperança de levar todos os torneios que disputar, meta da direção catalã para 2009/2010. O objetivo é levantar seis troféus com as disputas seguintes do Espanhol, Copa do Rei, Liga dos Campeões e Mundial de Clubes da Fifa.

Enquanto do lado catalão somente Daniel Alves representava o Brasil na decisão da Supercopa da Europa, o Shakhtar contou com diversos jogadores que podem vestir a camisa verde e amarela. O time titular teve o ex-são-paulino Ilsinho, o ex-corintiano Willian, Fernandinho (ex-Atlético-PR) e Luiz Adriano (ex-Internacional). Já na etapa final, o meia Jádson (também ex-Atlético-PR) deixou o banco de reservas.

Apesar da superioridade dos espanhóis durante toda a partida, o trio formado por Lionel Messi, Zlatan Ibrahimovic e Thierry Henry teve inúmeras dificuldades para superar a retranca ucraniana. Nas vezes em que se saiu melhor contra a marcação, falhou nas finalizações ou parou na presença do goleiro Andrei Pyatov.

Já no tempo extra, a melhor chance foi do time ucraniano. Em uma das raras descidas ao ataque, o nigeriano Aghalhowa foi lançado em velocidade e só não tirou o zero do placar porque Victor Valdes fez grande defesa em finalização à queima-roupa. Já o Barcelona respondeu com Bojan, Daniel Alves e Messi, mas contou com a estrela de uma novidade para evitar a disputa por pênaltis e se sagrar campeão.

No momento em que restavam cinco minutos para o fim do segundo tempo da prorrogação, o jovem Pedro Rodriguez, que havia entrado no lugar de Ibrahimovic aos 36min do segundo tempo, fez boa tabela com Messi e finalizou no canto esquerdo do goleiro ucraniano, garantindo a festa catalã na França.

Comentários